Educação

Dicas para Escolher o Melhor Centro de Estudos Para o Seu Filho

por pcassio

04/02/2020
Dicas para Escolher o Melhor Centro de Estudos Para o Seu Filho

Nem sempre é fácil para os pais escolherem o centro de estudos ideal para os filhos. Há muitos passos a dar antes de tomar a opção certa, sendo necessário não esquecer que demasiadas responsabilidades e actividades extracurriculares podem sobrecarregar as crianças, tirando-lhes tempo para brincar ou de descanso. Se considerar que um centro de estudos é mesmo uma boa opção, tenha em atenção as seguintes dicas para fazer a melhor escolha:

 

1. Localização e horários

 

Opte por um centro de estudos situado em áreas residenciais, escolares ou perto de casa, com bons acessos e estacionamento fácil. Deste modo, as inúmeras deslocações da escola para o centro e do centro para casa serão mais rápidas e seguras. Sabendo que os centros de estudos funcionam maioritariamente à tarde nos dias de semana e de manhã aos sábados, some as horas que o seu filho passará na escola com as que passará no centro e certifique-se de que a carga não é excessiva.

 

2. Transportes

 

Muitos estabelecimentos deste género disponibilizam um serviço de transporte entre a escola e o centro, o que lhe poderá tirar algumas preocupações. Certifique-se de que é seguro, falando, por exemplo, com outros pais que já o utilizam.

 

3. Instalações

 

O centro de estudo deve ser um espaço aberto e amplo, seguro, confortável, visualmente agradável, com salas bem iluminadas e arejadas, com espaço de convívio para as crianças, com equipamentos e sanitários adequados. Devem contemplar outros espaços relevantes, como a receção e sala de espera, gabinete para reuniões com alunos e pais, sala de estudo individual, zona de alimentação, sala com computadores e acesso à internet, pequena biblioteca ou ludoteca com televisão e jogos, pátio ou jardim, dependendo das características do edifício. Nem todos oferecem todas estas condições, pelo que deve visitar as instalações antes de fazer a inscrição.

 

4. Material escolar e recursos pedagógicos

 

Certifique-se de que o centro disponibiliza material pedagógico-didáctico actualizado e adequado aos níveis de ensino dos alunos que acolhe. O mais tradicional inclui gramáticas e dicionários, cadernos, manuais para cada disciplina, capas de arquivo, material de escrita e de desenho, calculadoras, agrafadores e furadores. Disponibilizar alguns jornais, revistas e outras publicações pode ser útil para estimular a curiosidade das crianças, assim como a distribuição de mensagens de incentivo e trabalhos dos alunos pelas paredes.

 

5. Comunicação

 

Procure conversar ocasionalmente com os profissionais que trabalhar no centro de estudos, para conhecer melhor os métodos de trabalho e obter informações sobre o rendimento escolar do seu filho. Além da direcção, dos explicadores e dos professores, alguns centros contam com a colaboração de outros técnicos: terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, psicomotricistas, psicólogos, psicoterapeutas, terapeutas cognitivo-comportamentais, musicoterapeutas, animadores ou tradutores.

 

6. Regulamentos internos

 

Antes de fazer a inscrição, leia atentamente o regulamento interno do centro de estudos, que deve incluir as condições de admissão das crianças, as principais regras de funcionamento, a descrição das actividades a desenvolver, os direitos e deveres dos alunos, o preçário e outras informações relevantes. Certifique-se de que existe um Livro de Reclamações.

 

7. Lotação

 

Preste atenção à capacidade da sala de estudo. Certifique-se de que há poucos alunos por sala, para que a concentração seja mais fácil. Se o centro acolher muitas crianças, confirme se há explicadores suficientes para fazer um acompanhamento individual. Afaste à partida locais em que cada explicador tenha de trabalhar com um número excessivo de alunos.

 

8. Mensalidade

 

Muitos centros de estudo oferecem inscrições gratuitas e descontos para irmãos de alunos. Os valores das mensalidades são muito variados. Informe-se sobre a data limite de pagamento em cada mês e como deve proceder em caso de desistência ao longo do ano lectivo. Alguns pais procuram a solução mais económica, mas há outros factores a ter em conta. Procure, sempre que possível, um equilíbrio justo entre a remuneração do explicador e a exigência de um compromisso de qualidade.