Lazer

Dicas para Comprar nos Saldos

por pcassio

21/07/2020
Dicas para Comprar nos Saldos

Os saldos de Verão arrancaram no dia 15 de Julho e, apesar de todos os problemas causados pela Covid-19, há quem não dispense umas comprinhas a preços mais convidativos. Mas cuidado: as reduções podem aguçar o apetite de compra e isso pode comprometer o orçamento familiar. Por isso, existem algumas regras de ouro que deverá cumprir quando sair de casa nesta e noutras épocas de saldos.


1. Fixar um orçamento

É o ponto-chave para não se deixar consumir pela loucura dos preços baixos. Determine um montante que queira (e possa) gastar e não o ultrapasse. Se não conseguir controlar-se, deixamos-lhe outra dica: faça um levantamento com a quantia determinada e procure ir pagando em dinheiro. O período pandémico que vivemos aconselha o uso de cartões, mas se os deixar em casa, terá a certeza de que não despenderá mais do que o previsto.


2. Elabore uma lista

Não saia de casa sem antes determinar o que pretende adquirir nos saldos. Vá ao guarda-roupa, às gavetas ou à sapateira e anote o que lhe faz falta ou que precisa de ser renovado. Assim, saberá exactamente o que deve procurar em primeiro lugar e não se distrairá com outras coisas. Deixe isso para depois, se ainda tiver algum dinheiro de sobra.


3. Adquirir apenas o necessário

Resistir ao impulso, principalmente quando os preços são tão convidativos, pode ser um dos maiores obstáculos para quem elege estes períodos para fazer compras. Não é fácil. Mas antes de comprar algo, pense: será que eu preciso mesmo disto? Quando é que vou utilizar isto? Pode ser que a resposta ajude na decisão.


4. Comprar em qualidade

Os saldos não devem ser encarados como uma época para comprar em abundância, mas sim em qualidade. Procure artigos habitualmente mais caros e até de lojas que de outra forma nem sequer lhes colocaria a vista em cima. Além de normalmente serem de outro quilate, até poderão ser mais resistentes no tempo.


5. Fuja das tendências

Por muito tentador que seja o preço, os saldos não são uma boa altura para comprar com base na tendência do momento. O que hoje está em voga amanhã pode não estar e isso significa que pode não voltar a usar o que comprar agora. Sabe o que nunca passa de moda e dá sempre jeito ter em casa? Os básicos. Bem conjugado, até pode resultar num excelente outfit.


6. Determinar a melhor altura

Escolher o momento certo para ir aos saldos é complicado. Alguns especialistas alegam que deve ir-se o mais cedo possível, porque dessa forma as coisas ainda se encontram arrumadas e não há o risco de perdermos um artigo que tanto desejamos. Outros, porém, consideram que a melhor altura é mais na parte final, uma vez que, mesmo sem um leque de escolha tão alargado, se encontram verdadeiras pechinchas devido às segundas e terceiras rebaixas de preço.


7. Leve companhia

Quantas vezes já não ficou com dúvidas se devia ou não adquirir algo? É precisamente por isso que deve levar companhia para procurar uma opinião. Principalmente quando se trata de uma aquisição mais impulsiva. Nunca compre sem certezas absolutas sobre algo, porque poderá estar a atirar dinheiro fora.


8. Muita atenção a todos os pormenores

Não se deixe levar pelos enormes cartazes nas vitrinas das lojas. O mais indicado é sempre ir “namorando” a peça que pretende antes de chegar o período dos saldos e, nesse momento, verificar se o preço é assim tão apelativo. Na altura da compra, além de experimentar o artigo, inspeccione-o cuidadosamente para ver se não tem qualquer problema de fabrico (fios soltos, buracos, etc.).