Educação

Dia da Criança: As Melhores Prendas

por pcassio

26/05/2020
Dia da Criança: As Melhores Prendas

Está mesmo aí a chegar um dos dias do calendário mais esperados pelas crianças. A celebração do Dia da Criança é já na segunda-feira e, depois do confinamento de quase dois meses, todos os motivos serão poucos para que lhes seja proporcionado um dia especial. Por isso, elaboramos um conjunto de sugestões para que possa assinalar a data e arrancar-lhes aquele momento de alegria que tanto aprecia.


1. Visite um zoológico ou um oceanário

Reabertos desde o começo do mês de maio, os jardins zoológicos e os oceanários são locais de visita (quase) obrigatória quando se é criança. As experiências que estes espaços proporcionam são praticamente inesquecíveis para os mais novos, já que não é todos os dias que podem ver de perto um animal selvagem. Na companhia de um guia ou apenas em família, o tempo não será mal empregue. E até pode ter a sorte de ver a hora da alimentação.


2. Assista a um filme no cinema

Incluídos na última das três fases de desconfinamento delineadas pelas autoridades, os cinemas têm a reabertura de portas apontada para segunda-feira e, apesar de estarem sujeitos a um conjunto de normas e limitações, a emoção de assistir a um filme promete ser a mesma de sempre. Poder embarcar numa aventura pelo mundo imaginário das princesas, dos dragões ou de outra qualquer personagem fará o dia. Não se esqueça das pipocas… nem da máscara de protecção!


3. Viaje em transporte público

Numa fase da vida em que estão sedentos de experiências, há coisas simples para os adultos que para os mais novos podem ter uma importância acrescida. Se o(a) filho(a) nunca andou num qualquer transporte público, porque não proporcionar-lhe essa oportunidade mesmo em tempo de pandemia? Proteja-se com máscara e entre num autocarro, num comboio, num metropolitano ou num barco e dê um pequeno passeio com ele(a). A adrenalina de experienciar algo novo será incrível.


4. Faça um piquenique

A temperatura está a subir e, depois de tanto tempo de clausura, chegou o momento das crianças voltarem a envolver-se com a natureza. Prepare um lanche, pegue numa manta ou numas toalhas e dê um salto até ao jardim, ao parque da cidade ou à praia para fazer um piquenique em família. Leve uma bola e alguns jogos e divirta-se com as crianças, sem nunca esquecer a necessidade de manter o distanciamento social. Verá que elas vão adorar o regresso à normalidade.


5. Ofereça um livro

Com histórias mais tradicionais ou mais contemporâneas, com janelas ou pop-ups, o livro é sempre uma excelente opção como presente em qualquer altura do ano. Ler estimulará a imaginação da criança e, se lhe incutir o gosto pela leitura frequente, até a poderá levar a obter melhores notas na escola.


6. Surpreenda com um jogo interactivo ou tradicional

Na era das novas tecnologias, onde as consolas ocupam um lugar de relevo, oferecer um jogo interactivo a uma criança pode significar tudo para ela. Há, porém, as que não escondem o gosto pelos tradicionais jogos de tabuleiro, alguns deles com fins educativos. Para períodos de confinamento, como os que a sociedade viveu, são uma excelente forma de reunir a família num momento de diversão.


7. E que tal algo mais clássico?

Se não tiver outra possibilidade que não seja adquirir um presente para oferecer à criança lá de casa, não se preocupe. Há muito por onde escolher. Pode optar pelo mais básico, como uma caneca com uma mensagem ou a figura da personagem favorita dela; pelo mais clássico, como uma bola, um carro, um peluche ou uma boneca; ou por algo um pouco mais dispendioso, como uns patins em linha, uma trotinete ou uma bicicleta. O mais importante é o significado do acto.