Lazer

Cuidados a Ter em Reservas de Alojamento no Airbnb

por pcassio

27/12/2019
Cuidados a Ter em Reservas de Alojamento no Airbnb

O Airbnb revolucionou a forma de viajar e de nos hospedarmos, transformando-se numa verdadeira alternativa ao alojamento tradicional em hotéis e aparthotéis, graças à possibilidade de conseguirmos estadias a preços competitivos, que nos dão maior liberdade nas viagens e proximidade com os habitantes locais. Como consumidores, temos imensa escolha nesta plataforma, mas há alguns aspectos a ter em conta antes de fazer a reserva, para assegurar que tudo corre bem durante a viagem. Fique com algumas dicas:

1. Não tenha pressa a fazer a reserva

Saber o que vai fazer na viagem e o que vai querer visitar é essencial, por isso não se precipite perante as inúmeras soluções que o Airbnb lhe oferece. Defina se quer ficar num quarto e não se importa de dividir a casa com o proprietário, ou se prefere um apartamento para manter a privacidade. Veja qual a zona da cidade mais favorável para o tipo de viagem que vai fazer. Leia com atenção os comentários de outros hóspedes, as descrições e as críticas aos anfitriões, para perceber afinidades que podem fazer a diferença. Por regra, os Airbnb mais baratos ficam longe do centro das cidades, pelo que é preciso saber se há transporte acessível, se a zona é segura e se vai servir o itinerário que tem planeado.

2. Perceba quais os serviços disponíveis

Há questões práticas que deve ter em atenção antes de escolher. Vai querer cozinhar? Vai precisar de lavar roupa? Existe um frigorífico disponível? Dependendo das necessidades, verifique que tipo de serviços é que a acomodação oferece, para que não haja surpresas desagradáveis.

3. Garanta que poderá falar com o anfitrião

Uma das desvantagens do Airbnb é que nem sempre há um contacto directo com o proprietário. Seja qual for o método de acesso à acomodação e por mínimo contacto que queira ter com o anfitrião, certifique-se de que há sempre um número de telemóvel para o qual pode ligar em caso de dúvidas ou de uma emergência. Saber que há alguém a quem recorrer é uma garantia de tranquilidade na viagem.

4. Atenção às avaliações

É importante ler páginas de comentários para ter uma ideia de como funciona a comunicação com o anfitrião, o check-in ou a limpeza. O número de estrelas também é uma boa indicação. Se alguém deixar uma crítica negativa, verifique se a queixa é um incidente isolado ou se é uma tendência. Se não houver resposta do anfitrião, isso é um forte indício de que ele não se preocupa o suficiente com os hóspedes.

5. Olhe apenas para o valor final

A única informação que deve ter em mente a nível de preço do quarto ou do apartamento é o que vai pagar por noite. O valor que aparece enquanto está a fazer a pesquisa é meramente indicativo e comparativo, pelo que não corresponde ao que vai realmente pagar. O valor final quando se faz uma reserva no Airbnb é o que deve ter em conta e depende das datas de reserva, do número de pessoas e da taxa de limpeza, que é variável.

6. Pague sempre através da plataforma

No Airbnb, nunca lhe deve ser pedido para enviar dinheiro, para fornecer informações do cartão de crédito ou para pagar directamente ao anfitrião. Se o fizerem, entre logo em contacto com o próprio. O pagamento é sempre feito na plataforma.

7. Faça uma verificação de segurança

Procure saber onde estão os equipamentos e informações de segurança na acomodação. Se não tiver a certeza de onde se encontram, por exemplo, o kit de primeiros socorros ou o extintor de incêndio, não hesite em perguntar ao anfitrião.

8. Leia a política de cancelamento

É fundamental perceber se a política de cancelamento do anfitrião é flexível, moderada, rígida, super rígida ou de longo prazo. Isso pode fazer toda a diferença no caso de ser preciso fazer alterações à reserva. Políticas flexíveis permitem um reembolso total, desde que o eventual cancelamento seja feito até à data indicada, geralmente até sete dias antes do check-in. É importante ler as letras pequenas antes de fazer a reserva, pois uma falta de atenção pode levá-lo a correr o risco de, em caso de cancelamento ou de alteração de datas, receber de volta apenas 50% do que pagou ou mesmo nada, dependendo de quão restrito é o anfitrião.