Família e Saúde

Como se Manter Hidratado no Verão sem Gastar Muito Dinheiro

por pcassio

08/08/2019
Como se Manter Hidratado no Verão sem Gastar Muito Dinheiro

Com as temperaturas a subir, torna-se cada vez mais importante prestar atenção a um dos aspetos mais importantes da sua saúde: a hidratação. É essencial estarmos hidratados durante todo o ano, mas, na época do calor, é mesmo fundamental ingerirmos água em abundância e está provado que nem todas as pessoas bebem o suficiente. Para que não corra perigos desnecessários, sobretudo naqueles dias de maior exposição solar ou atividade física, mas também no dia-a-dia no trabalho, aqui ficam algumas dicas que vão ajudá-lo a manter uma boa hidratação:

1. Comece o dia com água
Estipule esta pequena regra no início de cada dia: beber um copo de água assim que acordar, simples ou juntando-lhe umas gotas de limão. Pode ser um excelente passo para se manter hidratado nas horas que se seguem.

2. Tenha uma garrafa de água sempre por perto
Tenha uma garrafa de água, nem que seja de 33 centilitros, no bolso, no saco ou na carteira, e leve-a para o escritório, no carro, ou para o ginásio. Mantenha-a por perto durante as tarefas diárias. Se a tiver à mão, vai lembrar-se com mais regularidade de beber água.

3. Aposte nos chás
O chá frio também uma ótima opção para se manter hidratado. Opte por chás sem cafeína. Para além de hidratarem, são bebidas relaxantes, que ajudam a combater a agitação e o stress daqueles dias mais complicados no trabalho.

4. Não se esqueça das sopas
A sopa, quente ou fria, é outro aliado de peso no combate à desidratação e está longe de ser apenas uma daquelas chamadas comidas de inverno. Há inúmeras receitas de sopas geladas que lhe podem ser muito úteis, com ingredientes como o agrião, ervilhas, abóbora, tomate, beterraba, milho, pepino, cenoura, gengibre ou salsa.

5. Fruta e legumes como aliados
As frutas ricas em água, como a melancia, o melão e o abacaxi, não a substituem, também ajudam à hidratação, para além de serem saborosas. Prepare saladas de fruta em casa e leve-as para o trabalho. Aposte também em legumes, verduras e hortaliças. Isso vai fazer com que fuja de alimentos menos saudáveis.

6. Gelados não são inimigos
Sobretudo nos dias de praia, os gelados de fruta, que os brasileiros celebrizaram como picolé, também são úteis. Com alto teor de água, ajudam a matar a sede e mantêm o nosso organismo hidratado.

7. Leite bem frio é outra opção
O leite contém uma mistura natural de hidratos de carbono de boa qualidade, proteínas e sódio que ajuda o corpo humano a reter fluidos, combatendo assim a desidratação. Beba-o gelado ou batido com frutas.

8. Beba águas detox ou funcionais
Juntar um sabor e funcionalidades dos nutrientes pode ser uma forma de beber água com mais prazer. Junte-lhe paus de canela, hortelã, rodelas de limão ou frutos vermelhos e encontrará soluções interessantes que ajudam a hidratar, a combater os radicais libres e a melhorar a digestão.

9. Experimente infusões de plantas medicinais
Se aprecia infusões quentes, pode bebê-las durante todo o ano, mesmo nos meses mais quentes. São uma excelente forma de mantermos a temperatura corporal e de entrarmos no mundo das plantas medicinais, que têm inúmeros benefícios para a saúde e para o bem-estar.

10. Estipule metas diárias
Se tem como objetivo beber 1,5 litros de água por dia, estabeleça metas de consumo ao longo da manhã e da tarde, com horários demarcados. No trabalho, tenha a garrafa de água sempre em cima da secretária, para não se esquecer. Se preferir, coloque lembretes no telemóvel que o ajudarão a ir fracionando a água durante o dia. Existem várias aplicações que podem ser úteis, como a waterbalance, water your body ou hydro.

11. Adote estratégias de rotina
Crie hábitos regulares de beber copos de água durante o dia: comece com um copo de água morna ao acordar, acompanhe o pequeno-almoço com uma infusão sem açúcar, beba um copo de água antes do almoço e outro antes do jantar, junte ao lanche mais uma infusão não açucarada e termine o dia com um chá relaxante antes de se deitar. O objetivo de beber 1,5 litros de água estará quase cumprido.

12. Cuidado com o álcool
Nos dias mais quentes do verão, a vontade de beber uma cerveja e outras bebidas alcoólicas refrescantes é maior, mas é importante saber que o álcool é diurético e leva à desidratação. Ingerir água entre as bebidas com álcool mantém o corpo hidratado e pode evitar uma indesejável ressaca.