Família e Saúde

Como se Manter em Forma Sem Ir ao Ginásio

por pcassio

05/06/2020
Como se Manter em Forma Sem Ir ao Ginásio

Estar em boa forma física não implica necessariamente ter de frequentar um ginásio. Estes espaços de prática desportiva reabriram no dia 1 de junho, englobados na terceira fase de desconfinamento decretada pelas autoridades, mas com regras específicas para os utilizadores, que vão desde o distanciamento físico de três metros, à redução do número de pessoas nas aulas de grupo ou à proibição do uso dos balneários. Por isso, são cada vez mais os praticantes que procuram alternativas, seja ao ar livre ou em casa. Nós deixamos-lhe algumas sugestões para entrar no verão no ponto.

1. Caminhar, correr, andar de bicicleta

Uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) vai para a prática semanal de 150 minutos de actividade física moderada, ou seja, cerca de 30 minutos durante cinco dias da semana. Caminhar, correr ou andar de bicicleta são três formas de cuidar do físico e até de espairecer a mente após tanto tempo de confinamento. Trace um percurso prévio, mantenha a distância de segurança necessária para os outros e parta para um “passeio”. Quando sentir que está a ficar cansado de repetir o mesmo exercício, experimente novas técnicas: aumentar a distância, aumentar o ritmo ou escolher diferentes trilhos.

2. Fazer exercícios em casa

Se ainda não sente total segurança para andar na rua sem ser para ir trabalhar, também não há problema. Poderá facilmente praticar exercício em casa. E nem sequer precisa de equipamentos. Subir e descer escadas, por exemplo, não só ajudará na perda de peso, como também na tonificação das pernas e no combate à celulite. Poderá intercalar este exercício com outros, como flexões, abdominais, elevações ou agachamentos, etc. Se o objectivo for apenas não parar, lembre-se que a realização de algumas tarefas domésticas (lavar a loiça, arrumar, cortar a relva, etc.) também o ajudarão a evitar o sedentarismo.

3. Nadar

O facto de trabalhar ao mesmo tempo vários grupos musculares faz com que a natação seja considerada um dos desportos mais completos do mundo. Para o praticar tem duas soluções: ir ao mar, onde deverá ter atenção a corrente e a ondulação, ou fazê-lo numa piscina. Neste caso, poderá optar por deslocar-se a uma piscina pública, estando sujeito às normas determinadas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), ou utilizar uma daquelas piscinas desmontáveis que se encontram à venda em várias superfícies comerciais. Nesta opção, precisará apenas que ela tenha espaço suficiente para a pernada ou braçada, bem como um elástico de natação para que não saia do sítio.

4. Dançar

Coloque o corpo a mexer ao som de uma música, uma vez que a dança é outra forma de praticar o exercício físico que necessita diariamente. Os membros inferiores do corpo são, por norma, os mais trabalhados. No entanto, dependendo do tipo de dança que efectuar, os superiores também serão estimulados e, no fim de contas, poderá sentir efeitos positivos ao nível das costas e do abdómen.

5. Saltar à corda

Parece uma brincadeira para crianças, mas o salto à corda pode trazer vários benefícios ao corpo de um adulto. Trata-se de um exercício cardiovascular, que possibilitará a tonificação de vários músculos, desde os braços (movimento de rotação da corda) até às pernas (salto). É eficaz contra a celulite e, mediante o ritmo, contribuirá para a melhoria da agilidade, do equilíbrio e da postura.

6. Experimentar Ioga ou Pilates

Um tapete, uma ligação à internet ou uma aplicação de telemóvel é tudo o que precisa para experimentar uma destas disciplinas físicas. Na primeira, poderá trabalhar diversas partes do corpo ao mesmo tempo, uma vez que são necessários vários músculos para se alcançar uma determinada posição. Na segunda, treinará com maior incidência o músculo abdominal e isso poderá melhorar a sua postura, aumentar a sua elasticidade e ainda aliviar o stress.