Casa

Como Poupar na Compra de um Colchão?

por pcassio

14/04/2020
Como Poupar na Compra de um Colchão?

Uma parte da saúde física e mental das pessoas depende de uma boa noite de sono, já que é durante as oito horas de descanso aconselhadas pelos especialistas em medicina que o nosso corpo repõe as energias perdidas nas restantes 16 horas do dia. E se um terço do dia deve ser passado a dormir, então o melhor é mesmo ter um colchão confortável. É que embora o simples facto de fechar os olhos possa fazer alguns milagres, só isso não é suficiente para evitar aquela sensação matinal de que se passou a noite a disputar uma maratona. Logo, o mais indicado é procurar um colchão adequado às necessidades de cada um.

As dicas que lhe apresentaremos visam ajudar na aquisição de um colchão sem gastar muito dinheiro. Mas neste caso, como noutro qualquer, é preciso ter bem presente que o barato pode revelar-se bastante caro a longo prazo e, até, causar problemas graves na coluna. Por isso, é fundamental que não se olhe apenas para o preço na hora de comprar. Tal como quando se compra um carro, a durabilidade aqui também é igualmente importante. E no caso dos colchões, a média de vida ronda os dez anos. Isto, claro, se forem tomados alguns cuidados. Mas já lá vamos.


Tipos de colchão

Antes de se partir para a compra de um colchão é necessário definir exactamente o que se procura, uma vez que rapidamente perceberá que há vários tipos no mercado, de vários materiais e de vários tamanhos. Existem colchões de espuma, colchões de molas, colchões ortopédicos, anti-ácaros… Enfim, para todos os gostos e necessidades.
Por exemplo: se pretende um colchão que não seja muito caro e absorva os movimentos que efectua durante o sono, poderá optar por um de molas; se tem problemas de coluna, o melhor será um ortopédico; se pretende durabilidade e higienização, o mais indicado é o anti-ácaros.


Estratégia de aquisição

A partir daqui deverá iniciar a habitual pesquisa. Comece por fazê-la nas lojas online, porque poderá encontrar preços mais em conta. Compare várias marcas, mas tenha o cuidado de perceber se é adequado para a sua altura e para o seu peso. Assim que chegar a uma conclusão, não compre de imediato. Procure uma loja física e vá testar o colchão. Faça uma lista de dúvidas que queira ver esclarecidas (durabilidade, garantia, materiais, etc.) e não se contenha na hora de conversar com o vendedor.

Assim que tiver todas as informações necessárias, reserve algum tempo para pensar antes de comprar. Aproveite para ir analisando as oscilações de preço do colchão que pretende e tente perceber qual a melhor altura para comprar. Normalmente, esse período surge durante as épocas festivas ou, claro, na Black Friday. Se optar por comprar online, esteja atento aos gastos com os transportes, para que não apanhe nenhuma surpresa. Se for a um espaço físico, procure negociar. Quem sabe se não consegue um desconto ou até uma oferta (algumas marcas oferecem almofadas, por exemplo).


Cuidados a ter pós-compra

Assim que tiver o novo colchão instalado no estrado da sua cama, e para que dentro de algum tempo não venha a lamentar-se da compra que fez, é necessário ter alguns cuidados para aumentar os anos de vida de um colchão:

- Não deve dormir sempre do mesmo lado do colchão, devendo virá-lo ou girá-lo a cada 15 dias (alguns têm um lado aconselhado para o verão e outro para o inverno);

- Deve evitar saltos em cima do colchão, principalmente no caso dos de molas;

- É aconselhado o uso de um resguardo;

- A aspiração do colchão uma vez por mês ajuda na eliminação de ácaros;

- Antes de ser coberto com lençóis, o colchão deve ser deixado a arejar um pouco.