Finanças

Como Poupar Luz no Verão

por Forretas

06/08/2019
Como Poupar Luz no Verão

É durante os meses da segunda estação do ano que olhamos com um pouco de alívio para a fatura da eletricidade. O calor e a extensão dos dias permitem usar menos energia em casa, uma vez que praticamente só precisamos dela durante o horário noturno. No entanto, existem alguns truques que podemos aplicar e que nos permitem reduzir ainda mais o valor a pagar ao final do mês. São coisas simples, que para a maioria das pessoas parecem inócuas, e que lhe poderão ajudar a ficar com mais uns euros no bolso para desfrutar dos prazeres da época de verão.

Quantas vezes saiste de uma divisão da casa para outra e deixaste a luz acesa a pensar que voltarias rapidamente e isso não aconteceu? Provavelmente mais do que aquelas que neste momento te lembras. A verdade é que desligar os interruptores enquanto nos movimentamos entre espaços faz o contador da eletricidade girar mais devagar.

E se estivermos a falar da utilização de lâmpadas economizadoras, ainda melhor. Afinal, elas permitem poupar até 80% de energia em comparação com as lâmpadas convencionais, proporcionam a mesma luz e tem uma durabilidade de oito a de vezes mais do que as outras. Por exemplo: se utilizares uma lâmpada 20W em detrimento de uma de 100W, poderás poupar à volta de três euros… por cada hora diária de utilização!

O mesmo se aplica aos aparelhos que passam o tempo em stand by e que podem representar até dez por cento da fatura de eletricidade. Sim, aqueles que quando desligados ficam com uma luzinha ligada (televisões, computadores, etc.). O uso de tomadas com interruptor é, neste caso, o ideal, já que numa fatura anual de mil euros permite uma redução de 100. Não são caros e até pode dar jeito nas estações mais chuvosas, quando quiser desligar os aparelhos em dias de trovoada sem ter de arrastar o móvel para chegar à ficha.

As temperaturas altas convidam ao uso do ar condicionado e, verdade seja dita, eles dão um imenso “jeitaço”. No entanto, quando te socorreres dele não precisas de baixar a temperatura de forma drástica. Basta manter um ambiente na casa dos 22ºC (o ideal para quem tem bebés). Se reduzires a intensidade em um grau centígrado, poderá economizar até dez por cento de energia. Utiliza-o apenas em ambientes fechados.

Se não quiseres estar sempre a socorrer-te do ar condicionado, podes e deves manter as janelas (e os estores) encerrados nos períodos em que os termómetros indicam uma temperatura exterior mais elevada ou quando os raios de sol batem diretamente na divisão em casa.

Se neste caso podemos encarar o sol e o calor como um inimigo, noutros até pode ser considerado como o nosso melhor aliado na hora de poupar. Principalmente na cozinha e na lavandaria. Quem tiver essa possibilidade, deve dar uso aos estendais, colocando de lado a máquina de secar a estender a roupa no exterior. Como a noite cai mais tarde, nem sequer precisa de o fazer logo pela manhã.

Aproveita também o ar livre para realizar alguns churrascos ou piqueniques com refeições que não requerem o uso do forno, que é um dos eletrodomésticos que mais energia consome (cerca de 2,5kw por hora). Existem estudos que comprovam que, em média, os portugueses utilizam este eletrodoméstico durante três horas por semana. Se um mês tiver quatro semanas, isso significa 12 horas de utilização, o que se traduz em 11,09 kw gastos por mês. Por isso, porque não reduzir os assados? A família agradecerá e a fatura da eletricidade durante os meses de verão baixará.