Casa

Como Poupar Electricidade (e Dinheiro) com o Seu Frigorífico

por pcassio

07/01/2020
Como Poupar Electricidade (e Dinheiro) com o Seu Frigorífico

O frigorífico é um dos electrodomésticos essenciais nas nossas casas, mas é também um dos que implicam mais gastos em electricidade, pois é responsável por cerca de 30% do consumo de energia numa habitação. No entanto, se o mantiver bem higienizado e organizado, juntará o útil ao agradável, pois vai evitar um gasto desnecessário e ao mesmo tempo o desperdício de alimentos. Eis algumas dicas simples e com efeitos imediatos para conseguir economizar e prolongar a vida deste electrodoméstico fundamental no nosso dia a dia:

1. Escolha o frigorífico certo

Se tem um frigorífico antigo, troque-o o mais rapidamente possível por um que seja energeticamente eficiente. Os melhores estão sinalizados com a sigla A+++. Qualquer frigorífico que tenha a etiqueta A+ ou A++ é bastante eficiente, mas os que são A+++ têm um consumo a 55% da média e podem ajudá-lo a poupar cerca de 50€ por ano. Escolha um aparelho com um tamanho adequado às necessidades, sem exageros. Só assim vai garantir que não vai estar demasiado cheio ou vazio, o que também condiciona o funcionamento de um frigorífico.

2. Coloque-o num local adequado

O frigorífico deve estar instalado num local arejado, longe de fontes de calor como o fogão ou o forno, e afastado da exposição directa ao sol. Também deve ser colocado a pelo menos 10 centímetros da parede para permitir a circulação de ar. Isso vai possibilitar o arrefecimento da grelha na parte traseira e garantir uma poupança entre 1% a 3% no consumo de energia.

3. Ajuste a temperatura

Definir a temperatura certa de um frigorífico ajuda imenso a poupar energia. Mantenha-a entre os 3 e os 5 graus, e no inverno fixe-a nos 5 graus, para conservar os alimentos sem desperdício. No congelador, a temperatura não deve ultrapassar os -18 graus. O consumo de energia aumenta 1% a 2% por cada grau a menos.

4. Organize os alimentos

Coloque os alimentos no frigorífico de acordo com os diferentes níveis de refrigeração, para optimizar o uso de energia. Um frigorífico cheio é mais eficiente do que um vazio, mas não o encha a ponto de não conseguir fechar a porta e evite empilhar os alimentos para permitir que o ar circule entre eles.

5. Desligue-o nas férias

Se estiver fora de casa durante mais de cinco dias, não deixe o frigorífico a funcionar. Esvazie e desligue o aparelho para poupar energia e não se esqueça de deixar a porta aberta para não acumular mau cheiro.

6. Faça a manutenção correcta

Limpe a grelha na parte traseira do frigorífico pelo menos uma vez por ano ou pelo menos de quatro em quatro meses. A acumulação de pó nas grelhas pode aumentar entre 8% a 15% o consumo de energia. Limpe também regularmente o gelo acumulado no congelador para que não fique com mais de três milímetros de espessura. Se a borracha das portas não estiver em boas condições, troque-a para que o frio seja sempre bem retido.

7. Não abra demasiadas vezes a porta

Quanto menos abrir e fechar o frigorífico, menos energia está a consumir. Crie o hábito de retirar tudo o que precisa de uma só vez e arrume também de uma só vez as compras, depois de as organizar fora do aparelho. Quanto terminar, certifique-se de que a porta ficou bem fechada. De cada vez que abrir a porta durante 10 segundos, estará a aumentar o consumo energético entre 0,2% e 0,8%.

8. Rentabilize os congelados

Retire com tempo os alimentos de que vai precisar do congelador e coloque-os na parte frigorífica, pois o frio libertado vai ajudar a refrigerar o aparelho. Descongelar alimentos no frigorífico reduz em cerca de 2% o consumo energético diário de um frigorífico.

9. Evite colocar comida quente

Deixe que os alimentos arrefeçam antes de os pôr no frigorífico. Colocar comida quente lá dentro vai fazer com que o aparelho trabalhe mais para lhes baixar a temperatura, provocando um aumento de 10% a 15% do consumo diário de energia.

10. Preencha os espaços vazios

Se não tiver produtos suficientes para encher o frigorífico, tente, por exemplo, colocar no interior garrafas de bebidas meio cheias. Assim, vai conseguir reduzir as variações de temperatura do aparelho e evitar o aumento do consumo.