Educação

Como Poupar Dinheiro na Compra de um Computador

por pcassio

02/03/2020
Como Poupar Dinheiro na Compra de um Computador

Mais ou menos potentes, de cores garridas ou mais convencionais, para usar no trabalho ou nos períodos de lazer, ter um computador é quase fundamental nos dias que correm. Seja qual for o motivo, a verdade é que mais tarde ou mais cedo ver-se-á na necessidade de comprar um novo ou de substituir o velhinho que tem por casa. Fiabilidade, boa performance e, acima de tudo, um preço amigo da carteira são características que qualquer consumidor procura no momento da aquisição. Por isso, deixamos-lhe algumas dicas sobre como poupar na compra de um computador.

1. Defina o que precisa

Basta entrar numa loja de electrodomésticos para perceber que há modelos de computadores para todos os gostos. São tantas as estantes de exposição, que por vezes torna-se complicado escolher. Logo, é importante que estabeleça antecipadamente quais são as suas necessidades. Se apenas quer um aparelho para executar as tarefas simples do dia-a-dia (aceder à internet, ver o e-mail, utilizar o Word, Excel, etc.), não precisará de um topo de gama. Se for para entretenimento (jogar jogos) ou para trabalho (principalmente com programas um pouco mais pesados), talvez seja melhor um aparelho com uma boa capacidade de armazenamento e uma boa placa gráfica.

2. Procure opiniões

Antes de partir para a compra de um computador, tente reunir o maior número de informação possível. Procure análises na internet (no Youtube encontra várias explicações), fale com um amigo com conhecimentos na matéria… Enfim. É importante que saiba perfeitamente o que está a comprar, para que mais tarde não se desiluda com o desempenho ou o valor que pagou.

3. Analise o mercado

A escolha da loja pode resultar na poupança de vários euros. Assim, é fundamental que procure o computador que pretende em mais do que um espaço (físico ou virtual). Portais como o Kuanto Kusta, o Komparaki ou o Comparador da Deco permitem conferir valores e descobrir a loja onde pode encontrar o que deseja por um preço mais acessível.

4. Privilegie as promoções

Existem duas boas alturas para comprar computadores: a época de regresso às aulas e a Black Friday. A primeira aparece na ressaca do lançamento dos novos modelos por parte dos fabricantes de processadores (normalmente entre julho e setembro), o que resulta numa queda do preço dos aparelhos com as versões mais antigas. A segunda surge, como se sabe, na última sexta-feira do mês de novembro, onde as lojas efectuam reduções de preços mais aliciantes.

5. Prefira versões mais antigas

Nem sempre as diferenças entre a versão mais recente de um modelo e a versão imediatamente anterior são significativas. Pelo menos no que toca às características. Por isso, se o que precisa permitir a escolha de um modelo inferior ao último grito no mercado, não pense duas vezes. Verá que a poupança será considerável.

6. Opte por um recondicionado

É uma aposta arriscada, mas económica bastante acessível. Um computador usado ou recondicionado não significa que está acabado. Pelo contrário. Muitos destes aparelhos são devoluções ou simplesmente não tiveram um uso intensivo. Existem lojas na internet ou em alguns centros comerciais espalhados pelo país que até oferecem garantia de um ano. Lembre-se que o mais importante num computador não está no seu aspecto exterior, mas antes no que se encontra por baixo.

7. Melhore o que já possui

Se o orçamento não permite a aquisição de um computador novo, pode procurar efectuar algumas alterações no que já possui. Melhorar a memória RAM, tanto em quantidade como em velocidade, ou resolver o problema da falta de espaço com a aquisição de um disco externo vão sair-lhe mais em conta do que um aparelho novo ou mesmo recondicionado. Prolongue ainda a vida do seu aparelho com formatações regulares ou actualizações do sistema operativo que utiliza.