Finanças

Como Poupar Água no Verão

por Forretas

06/08/2019
Como Poupar Água no Verão

Sabe quanto fica, em média, o preço do metro cúbico (mil litros) de água em Portugal? Decore esta verba: dois euros. O valor está longe do praticado em outros países da União Europeia - na Dinamarca, por exemplo, pode atingir os… sete euros! -, mas nunca é demais controlar os consumos que efetua, sob pena de apanhar uma surpresa desagradável na hora de abrir a carta com a fatura. Particularmente no verão, que é a estação onde se gasta mais, pelo facto de muitas famílias portuguesas não terem outra solução para encher a piscina lá de casa se não a água da companhia.

Para que não se acabem os mergulhos ou as brincadeiras com os mais novos nos dias de calor, existem outras formas de poupar na água. A começar pelos banhos. Sabia que um banho de imersão equivale a um consumo três superior a um duche? No primeiro caso pode consumir-se qualquer coisa como 270 litros de água para encher a banheira, enquanto que no segundo, se não forem excedidos os cinco minutos (o tempo também é particularmente importante), pode consumir-se entre 40 a 90 litros. Isto, claro, se formos fechando o chuveiro enquanto passamos o sabonete ou o gel de banho no corpo e o champô no cabelo. Caso contrário, aumenta exponencialmente, podendo atingir os 180 litros.



Estar muito atento às torneiras e confirmar se estão bem fechadas é, de resto, outros dos truques para se gastar pouco. À primeira vista parece ser uma ação insignificante. A verdade é que, de acordo com o portal “feche a torneira”, uma que pingue de cinco em cinco segundos, durante um período de 24 horas, pode levar a um gasto de 40 litros de água por dia. Ou seja, num mês poderiam ser 900 litros.

Se uma torneira a pingar pode resultar neste consumo, imagine uma que fica aberta durante o período em que, por exemplo, se escova os dentes. Existem estudos que demonstram que no espaço de um minuto pode gastar-se nove litros de água durante esta ação. É por isso que se aconselha o uso de um copo para escovar os dentes ou, no caso dos homens, um recipiente para passar a lâmina quando se estiverem a barbear.

Outra das grandes dores de cabeça das famílias, estejam os termómetros mais em cima ou mais em baixo, é o uso das máquinas de lavar roupa e louça. É garantido que elas vão consumir água seja de que forma for. Não há volta a dar. Contudo, a melhor forma de economizar em tudo - água, luz, detergente - é utilizá-la apenas quando estiver na sua capacidade máxima. Se não a conseguir encher e quiser usar uma peça de roupa em particular no dia seguinte, por exemplo, é preferível lavá-la à mão, mais uma vez recorrendo a uma vasilha e nunca deixando a água a correr.

Se pensa que é tudo, fique a saber que também na piscina terá possibilidade de poupar alguma água. Parece impossível, não é? Mas é verdade. Para a encher não há como escapar. A menos que tenha um poço em casa para regar o quintal e possa utilizar essa água, terá de recorrer à da companhia para isso. Mas assim que ela estiver completamente cheia, existem técnicas que permitem poupar no consumo de água. Cobri-la assim que terminar a farra com a família e os amigos é uma delas. Tudo porque esta ação reduz a perda de água por evaporação durante a noite em cerca de 70 por cento. Mais: ainda impede que ela se suje. De resto, procure mantê-la também sempre limpa, usando utensílios que podem ser encontrados em várias lojas e hipermercados. As bombas para filtrar a água também são importantes.

Agora é só colocar em prática as sugestões e seguir para brincadeira.