Lazer

Como Melhorar o Sinal de Wi-Fi em Sua Casa

por pcassio

04/05/2020
Como Melhorar o Sinal de Wi-Fi em Sua Casa

Se já era assim antes da pandemia, agora que grande parte das pessoas passa os dias em casa torna-se cada vez mais importante, sobretudo em questões de trabalho, que a nossa internet sem fios funcione da melhor maneira possível. Na maioria das habitações, o Wi-Fi tornou-se o meio de conexão mais usual, pois é necessário para o uso de computadores portáteis, tablets e smartphones, mas muitas vezes surgem problemas de ligação que nos complicam a vida. Quantas vezes já lhe aconteceu desesperar quando tenta fazer um download ou ver um vídeo porque a ligação à internet está muito lenta? Ou porque a sinal de rede wireless só chega a determinadas zonas da casa? Problemas deste género são muito frequentes, mas antes de pensar em mudar de operador ou de pacote de telecomunicação, há alguns truques para melhorar o sinal da internet. Eis algumas dicas:

1. Reinicie o router com frequência

Os informáticos costumam dizer que é o mais básico, ou seja, desligar e voltar a ligar um aparelho, costuma funcionar. Quando o sinal Wi-Fi do router estiver fraco, deve reiniciá-lo manualmente e actualizá-lo com frequência. Quando o router é desligado poucas vezes, isso pode levar a um aquecimento e a um menor desempenho do aparelho. Por isso, é recomendável que, sempre que não estiver a usar a internet, por exemplo durante a noite, desligue o router.

2. Verifique a posição do router

O router é o aparelho que reparte o sinal de internet pela casa e funciona por ondas de rádio. Para transmitir o Wi-Fi, estas vão ficando mais fracas à medida que vão encontrando obstáculos, como portas, paredes ou cortinas, pelo que a posição do router é muito importante para optimizar o sinal. Se possível, deve colocá-lo num local central da casa, numa posição elevada. O ideal é que o router esteja próximo dos locais onde mais utiliza a internet, como a sala ou o escritório. Também deve mantê-lo num sítio onde não haja micro-ondas, telefones sem fios ou outros electrodomésticos.

3. Proteja a rede wireless contra “ladrões”

Se a ligação ao Wi-Fi continuar lenta, pode suceder que alguém nas proximidades esteja a utilizar o sinal de forma indevida e sem autorização, diminuindo a velocidade e a qualidade da mesma. Neste caso, a solução é aceder às opções do router e alterar com frequência a password do aparelho. Existem também aplicações que permitem saber quantos dispositivos estão ligados à rede e quais são. Dessa forma, pode permitir apenas o acesso à rede desses dispositivos, bloqueando todos os outros.

4. Melhore o alcance do sinal do router

Se morar numa habitação com vários pisos, deve ter cuidados redobrados. Se considerar que o pacote de internet que possui é bom e tem bastante velocidade, mas mesmo assim o sinal é fraco, pode optar por adquirir um router novo, com mais alcance; por ter um dispositivo PLC (Power Line Communication), que utiliza a rede eléctrica para aumentar o alcance do sinal (sem estar conectado ao router) ou por comprar amplificadores de sinal Wi-Fi.

5. Altere o canal de conexão do router

Muitas redes sem fios funcionam em canais numa determinada frequência e, se o Wi-Fi da sua casa e o dos vizinhos estiverem a usar o mesmo canal, isso torna a ligação mais lenta e pode originar interferências que diminuem o desempenho do router. Para melhorar a cobertura, tem de procurar outro canal, com outra frequência. Para facilitar esta tarefa, existem aplicações como a Wi-Fi Analyzer (para Android), a Network Analyzer Lite (para iOS) ou o Net Stumbler, que lhe permitem alterar as configurações do router para que este funcione noutro canal.

6. Cuidado com as aplicações que consomem muito

Existem determinadas aplicações, como jogos online, programas de download de música ou vídeos, filmes em streaming ou videochamadas, que consomem muitos dados, comprometendo o sinal Wi-Fi. Uma das formas de resolver esta limitação é aceder ao QoS (Quality of Service) do router, através do qual pode dar prioridade a algumas actividades ou transferência de dados, em detrimento de outras.