Família e Saúde

Como Melhorar a Sua Qualidade de Vida e Reduzir a Pegada Ecológica

por pcassio

04/02/2020
Como Melhorar a Sua Qualidade de Vida e Reduzir a Pegada Ecológica

A sustentabilidade do planeta e a degradação da natureza são preocupações da maioria da população europeia, mas ainda há quem não saiba como deve proceder para reduzir a chamada pegada ecológica. Há coisas simples a fazer e outras mais difíceis, mas alterar alguns comportamentos é o primeiro passo para melhorarmos a qualidade de vida na Terra e não se esqueça de que Portugal já é um dos 70 países mundiais com mais pegada ecológica. Aqui ficam algumas dicas fáceis de pôr em prática, que ajudarão a que seja amigo do meio ambiente:

 

1. Use sacos reutilizáveis

 

Tenha sempre um saco à mão, por exemplo na mala do carro, quando se desloca a um supermercado, para que, na hora de pagar as compras, não tenha de pedir sacos de plástico. Privilegie sacos de pano.

 

2. Faça reciclagem

 

Para além da reciclagem convencional de cartão, plástico e vidro, recicle também roupas, brinquedos e outros objetos que já não use, mas que ainda podem ser úteis para outras pessoas. Experimente ir a uma feira de produtos em segunda mão. Quando comprar produtos como papel higiénico, guardanapos ou cadernos, certifique-se de que o que adquiriu é feito a partir de material reciclado.

 

3. Não desperdice comida

 

Comece por não deixar expirar o prazo dos alimentos. Na hora de confeccionar as refeições, adapte as porções cozinhadas ao número de pessoas que vai ter à mesa. Evite quantidades exageradas de sobras e guarde ou congele o que sobrou para poder reutilizá-lo numa das refeições seguintes.

 

4. Coma menos carne

 

Não é necessário tornar-se vegetariano. Deve apenas intercalar as refeições de carne com outras de peixe ou mesmo só de legumes. Muitos dos gases de estufa são gerados pela produção massiva de carne, pelo que, além de ecológica, esta será uma medida amiga da sua saúde e do seu organismo.

 

5. Compre produtos biológicos

 

Dê preferência a produtos cultivados sem pesticidas. Para isso, adquira alimentos locais, indo a um mercado biológico que lhe seja próximo. Faça as compras perto de casa, vá a pé ou de bicicleta e aposte no exercício físico, ao mesmo tempo que poupa no combustível do carro. Opte por legumes frescos e privilegie os vegetais da época.

 

6. Reduza os consumos de energia

 

Comece por renovar os eletrodomésticos que tem em casa e troque-os por aparelhos de baixo consumo e alta eficiência energética. Não tenha demasiados aparelhos ou várias luzes ligadas ao mesmo tempo. Se uma divisão está vazia, não a deixe com a luz acesa. Se está a trabalhar no computador, mantenha a televisão desligada.

 

7. Gaste menos água

 

Faça aquilo que já ouviu ou leu tantas vezes: desligue a água enquanto está a lavar os dentes ou, no banho, quando está a ensaboar o corpo; não deixe a torneira ligada quando está a lavar várias peças de loiça; tome duches rápidos; reduza a água de cada descarga do autoclismo; reutilize a água das chuvas para regar as plantas.

 

8. Ande de transportes públicos

 

Se vive numa grande cidade, não hesite em optar pelo autocarro ou pelo metro nas viagens diárias para o trabalho. Se for possível, vá mesmo a pé ou de bicicleta. Além de não poluir o ambiente, fará exercício físico e chegará ao emprego com outra disposição.

 

9. Dê menos prendas materiais

 

No Natal ou em aniversários, evite aqueles presentes a que as pessoas não dão uso. Opte por oferecer experiências que podem ser inesquecíveis, como bilhetes para um concerto musical, para um espetáculo de magia, para o teatro ou para o futebol.

 

10. Adquira lâmpadas LED

 

Não se esqueça que deve substituir as lâmpadas incandescentes que tem em casa por lâmpadas LED, que duram mais tempo e consomem menos energia elétrica. Vai poupar dinheiro e ajudar à melhoria do meio ambiente.