Lazer

Como Manter a Normalidade e Diversão em Quarentena?

por pcassio

31/03/2020
Como Manter a Normalidade e Diversão em Quarentena?

O isolamento preventivo decretado pelas autoridades de saúde em quase todo o planeta, como medida de combate ao surto de covid-19, não tem de ser um desespero. É normal em situações de afastamento de familiares e amigos surgirem sentimentos como o tédio, a frustração, o stress, a ansiedade ou a tristeza, mas vamos apresentar-lhe uma guia de boas práticas que poderão ajudar a manter a normalidade e a diversão nesta fase tão complicada, devido à propagação do novo coronavírus.

1. Crie uma rotina
O encerramento das creches, das escolas e das universidades ou o facto de estar em regime de teletrabalho/lay-off não significa que os horários tenham terminado. É muito importante, aliás, que os estabeleça desde a primeira hora. Principalmente se tiver a tomar conta dos seus filhos. Determine uma parte do dia para eles brincarem (se tiver pátio, melhor), outro para eles estudarem e outro para verem televisão. Aproveite esses períodos em que eles estão mais ocupados para trabalhar.

2. Pratique exercício
A impossibilidade de ir ao ginásio ou as limitações nas saídas à rua não devem servir de desculpa para não se efectuar exercício neste período de quarentena. A Play Store ou a App Store estão recheadas de aplicações com exercícios que poderá efectuar em casa, utilizando coisas tão simples como escadas ou cadeiras. Pode ainda recorrer ao Youtube, que tem um sem número de vídeos de instrutores com exercícios que ajudam a combater o sedentarismo. E já que está por lá, porque não juntar a família e colocar todos a dançar? O importante é ninguém ficar parado.

3. Faça pausas para respirar
Se está em casa em regime de teletrabalho, é muito importante que vá efectuando pausas regulares. Dê uma volta pelas divisões da casa, passe uns minutos à janela ou caminhe um pouco no pátio (se o tiver). Aproveite para respirar e libertar a mente das preocupações inerentes ao período inusitado que o mundo atravessa. Verá que regressará ao trabalho com outra disposição.

4. Trabalhe na casa
Lembra-se quando achava que não tinha tempo para arrumar a casa ou organizar alguns dossiês relacionados com o trabalho? Pois bem, este período de clausura é uma boa altura para isso. Abrace o desafio de ordenar o armário, a dispensa ou a garagem ou, se preferir, experimente redistribuir os móveis de uma divisão. Pode ainda efectuar trabalhos de bricolage que estava a adiar para as férias, cultivar alguns alimentos na horta ou arranjar o jardim (se for o caso).

5. Leia um livro
Quando tiver um tempo livre e não souber o que fazer, passe pela estante dos livros e veja se tem algum que não tenha terminado ou que esteja por começar. Se já tiver lido todos, não precisa de sair de casa para comprar um (lembre-se que deve evitar ao máximo as saídas). Poderá adquirir um pela internet ou optar por um e-book, uma vez que alguns e-readers oferecem obras de forma gratuita.

6. Veja séries e filmes
Apesar de algumas plataformas de streaming terem anunciado uma redução na qualidade de transmissão, todas oferecem um infindável leque de séries e filmes para escolher. Acção, drama, comédia, ficção científica, romance… Há categorias para todos os gostos e uma parte das estreias ou dos lançamentos das novas temporadas acontecem nesta altura do ano (meados de abril).

7. Mantenha-se a par da actualidade
Numa fase em que reinam as dúvidas e as incertezas sobre várias matérias, é importante que vá acompanhando a actualidade noticiosa. Dê preferência às televisões, rádios, jornais e sites de notícias de referência (muitos encontram-se sem paywall e estão com descontos nas aquisições dos e-papers), bem como os portais dos organismos competentes. Não acredite em tudo o que lê nas redes sociais, porque estão recheadas das denominadas “notícias falsas”.