Casa

Como Manter a Casa Quente e Poupar na Eletricidade no Inverno?

por pcassio

27/12/2019
Como Manter a Casa Quente e Poupar na Eletricidade no Inverno?

Com a chegada da estação mais fria, as temperaturas atingem os valores mais baixos do ano e o custo de manter as casas quentes reflecte-se, e de que maneira, na factura da electricidade. Especialistas garantem que 10% do orçamento mensal das famílias é gasto no aquecimento, pelo que é importante saber alguns truques para manter a casa quente e seca sem ter de ligar ou, pelo menos, exagerar no uso do aquecedor, da lareira ou do ar condicionado. Eis alguns exemplos:

1. Deixe entrar toda a luz possível

Aproveite os dias de sol de Inverno e abra cortinas, persianas e portadas logo pela manhã, e deixe entrar a luz nas divisões durante o máximo de horas possível. Se tiver as paredes pintadas em tons claros, para tirar o máximo partido da luz natural, melhor ainda. De forma gratuita, a casa vai aquecer alguns graus enquanto a noite não cair.

2. Não deixe fugir o calor

Ao contrário do que deve fazer de manhã, ao fim da tarde, antes de o sol se pôr, é importante fechar as janelas e correr as persianas e os cortinados, para manter a temperatura quente e seca dentro de casa.

3. Cuidado com o isolamento de portas e janelas

Sem um bom isolamento em casa, não há milagres quanto ao aquecimento. As portas e as janelas são os pontos fracos quando toca a reter o calor, pelo que é crucial inspeccionar caixilharias, portadas, frinchas, fissuras e vidraças, grandes responsáveis pelo desperdício de energia. Experimente isolar os vidros com películas de protecção contra o frio ou o isolamento autoadesivo com vedação em borracha e espuma, que mantém o ar quente dentro de casa e o ar frio do lado de fora. Segundo a EDP, as janelas são responsáveis por 10 a 25% das trocas de calor com o exterior.

4. Feche as portas nas divisões menos usadas

Quanto mais divisões estiverem abertas, mais circula o ar frio. Quanto mais pisos houver, mais o ar quente sobe. Lembre-se disto e perceba que vai poupar energia se mantiver fechadas as portas dos acessos e das divisões da casa, sobretudo as que usa menos ou que não usa de todo, como a dispensa, o sótão ou o quarto de visitas, cuja temperatura deve situar-se entre os 12 e os 15 graus. Assim, vai impedir o frio de circular e manter o ar quente nas zonas mais importantes, como a cozinha ou a sala de estar, que devem ter a temperatura entre os 19 e 20 graus.

5. Não descure a decoração

Quanto mais despidas estiverem as paredes, mais difícil será reter o calor. Fotografias, quadros, espelhos, estantes e móveis são importantes para preencher o vazio.
Além das paredes, o resto da casa também deve estar bem “vestido”. Use e abuse dos têxteis, que protegem do frio e ao mesmo tempo deixam os espaços mais preenchidos e confortáveis. Coloque cortinas com tecidos mais grossos e pesados. Utilize tapetes e carpetes de tecidos felpudos, que impedem a fuga de calor pelo chão. Use almofadas, mantas e cobertores confortáveis, mas não os ponha em cima dos radiadores.

7. Mantenha a temperatura da casa estável

Se regular a temperatura a uma média de 22 graus, pode poupar até 20% nos custos de aquecimento. À noite, a temperatura deve estar entre 15 e 17 graus. Enquanto dorme, estes são os valores recomendados para ter um sono melhor e activar o metabolismo. Uma temperatura demasiado elevada nos quartos pode prejudicar o sono e impedir que consiga adormecer rapidamente.