Educação

Como Ler Mais, Gastando Menos Dinheiro?

por pcassio

19/03/2020
Como Ler Mais, Gastando Menos Dinheiro?

Com a proliferação do Covid-19 a obrigar os portugueses a refugiarem-se em casa, é necessário encontrar formas de distrair a mente dos constrangimentos provocados pelo novo coronavírus. Ler um livro, por exemplo, é uma das melhores maneiras de passar o tempo e de nos fazer viajar para outros mundos. Se tiver algum guardado numa estante que ainda não tenha começado ou terminado, aproveite e deixe-se levar pela fantasia. Caso contrário, apresentamos-lhe um conjunto de soluções que lhe permitirão colocar em prática a leitura sem gastar muito dinheiro.

1. Não entre em modas
Escolha um livro que se enquadre nos seus gostos. Se não gosta de romances ou de policiais, não vale a pena cair na tentação dessas obras só porque estão no topo de vendas de uma qualquer loja. Procure apenas os que se encaixam nas suas preferências, para que não corra o risco de o arrumar ao fim de meia-dúzia de capítulos.

2. Procure obras mais antigas
Comprar um livro no momento do seu lançamento ficará sempre mais caro do que volvidas algumas semanas. Ainda que o desejo de ler determinada obra seja muito, procure esperar um pouco mais de tempo até a adquirir. Opte inicialmente por um livro mais antigo, que lhe sairá a um preço mais em conta, e quando terminar avance para o que tanto desejava. Verá que o valor será mais agradável.

3. Compre online e procure códigos de desconto
Esteja ou não confinado em casa, comprar livros nas lojas online (Wook, Bertrand, Fnac, etc.) pode revelar-se mais barato do que numa loja física. Compare os preços entre as diversas plataformas, mas lembre-se que, segundo a Lei do Preço Fixo, as obras que tenham sido lançadas há menos de 18 meses não podem ter um desconto superior a 10%.

4. Adira aos cartões de fidelização
Os inúmeros cartões que as lojas “impingem” aos consumidores não devem ser ignorados. No caso das livrarias, podem revelar-se uma excelente forma de poupar. Se normalmente compra livros apenas numa loja, peça o cartão de fidelização e tente perceber que tipo de contrapartida pode ter ao aderir. Algumas lojas oferecem um desconto extra. Outras oferecem pontos por cada compra efectuada e, mais tarde, oferecem-lhe um livro. Inscreva-se também para receber as newsletters das lojas, porque assim poderá ficar a par das promoções que encontram em vigor.

5. Procure nos hipermercados
Se der um saltinho ao hipermercado para comprar o que lhe escasseia em casa, dê uma vista de olhos na secção dos livros. Por vezes descobrem-se obras mais baratas do que numa livraria, tanto para miúdos como para graúdos. A Feira do Livro destas superfícies comerciais ainda está a alguns meses de distância, mas, quando ela chegar (normalmente em julho), aproveite para comprar, porque os descontos serão ainda maiores.

6. Opte por um e-book
Uma boa forma de ter centenas de livros à disposição sem sequer sair de casa passa por comprar um e-book e lê-lo no computador, tablet ou telemóvel. Embora algumas e-readers ofereçam obras de forma gratuita, será necessário um investimento inicial mais exigente para que o leque de escolha seja maior. Contudo, verá que com o tempo acabará por compensar. O mais difícil será mesmo escolher.

7. Peça emprestado
Se na vizinhança ou no seu grupo de amigos existe alguém que partilha o mesmo gosto pela leitura, porque não pedir-lhe um livro emprestado? Dessa forma não terá de pagar por um exemplar e, se tiver outros que possam suscitar interesse na outra pessoa, até poderão efectuar uma troca momentânea.

8. Compre em segunda mão
Com o aparecimento das plataformas de venda online, são cada vez mais as pessoas que vendem os livros depois de os lerem. Por isso, antes de optar por uma livraria ou loja, faça uma pesquisa nestas páginas. O exemplar poderá não ter aquele cheiro a novo muito tradicional, mas verá que a sua carteira agradece. Afinal, o que importa é mesmo o que está no interior.