Lazer

Como Escolher uma Pulseira Fitness Ideal para Si

por pcassio

06/08/2020
Como Escolher uma Pulseira Fitness Ideal para Si

Praticante assíduo de desporto ou não, por esta altura decerto já terá ouvido falar nas pulseiras fitness. Estes pequenos dispositivos têm ganho imensa popularidade ao longo dos anos, uma vez que prometem ajudar os utilizadores a monitorizar a sua saúde e a sua atividade física, além de serem uma alternativa mais económica aos famosos smartwatches. A oferta existente no mercado começa a ser bastante variada, com preços que podem ultrapassar os 150€ nos modelos mais sofisticados, pelo que pode tornar-se um pouco difícil escolher a mais indicada. Por isso, aqui ficam algumas características que deve ter em atenção no processo de seleção.

Funcionalidades

Face ao alargado leque de escolha, bem como aos preços praticados, deve começar por pensar que tipo de funcionalidades valoriza mais numa pulseira fitness. A grande maioria já permite ver as horas, monitorizar o batimento cardíaco ou do sono e possibilita contar os passos que se dá, para que o usuário possa atingir a famosa meta dos dez mil passos diários que alguns especialistas consideram essenciais para a saúde (embora não existam dados científicos que comprovem a teoria). Por norma, estas carregam um sistema de alerta quando o indivíduo passa demasiado tempo sentado, ajudando-o, desta forma, a relaxar um pouco no trabalho e a evitar o sedentarismo. Uma boa parte dos dispositivos permite ler as mensagens do telemóvel, mesmo com um ecrã mais reduzido do que os smartwatches, e os mais recentes estão munidos com um GPS.

Aplicação e Software

A aplicação que fará a sincronização entre a pulseira e o telemóvel é bastante importante na hora de adquirir este dispositivo. Antes de abrir os cordões à bolsa deverá fazer uma pesquisa na internet, ler e ouvir opiniões de usuários para perceber o software é compatível com o sistema operativo do seu smartphone. A maioria suporta Android e iOS, mas convém confirmar para não sofrer uma desilusão. Afinal, será através dele que executará a maior parte das configurações da pulseira e que poderá analisar os dados obtidos num determinado exercício ou definir um objetivo.

Durabilidade da bateria

A autonomia da pulseira dependerá muito do uso que lhe der e de algumas configurações que escolher, como o nível de brilho ou o tempo em que o visor estará ligado, por exemplo. As mais recentes, como a Xiaomi Mi Band 5 e a Huawei Band 4, anunciam uma vida útil da bateria de 14 dias (o máximo neste nicho de mercado). Ou seja, não terá de estar constantemente a recarregá-la. Esse processo é relativamente simples, mas alguns modelos, nomeadamente os mais antigos, obrigam a retirar o pequeno dispositivo da bracelete para ligar o cabo USB e com o tempo ela poderá ganhar alguma folga, aumentando o risco de perda.

Resistência à água

Se a sua paixão pela natação não tem fim e gostaria que as suas sessões ficassem registadas, é crucial que confirme se a pulseira é à prova de água. Um bom punhado delas têm essa capacidade, mas com uma resistência limitada em termos de profundidade. As mais avançadas conseguem detetar as braçadas, fornecendo dados que podem ajudar a melhorar a sua técnica. As restantes “ficam-se” pela análise do comprimento da piscina ou da área percorrida e pela quantidade de calorias perdidas durante o treino.

Design

Há pulseiras de materiais, tamanhos e cores para todos os gostos, com telas maiores ou mais pequenas. Se for daquelas pessoas que gosta de variar, fique a saber que até poderá andar com uma diferente todos os dias, bastando para isso desencaixar o pequeno dispositivo de uma e encaixá-lo na outra. Como as grandes empresas de tecnologia têm apostado cada vez mais neste nicho de mercado, já desenvolveram aparelhos que podem ser utilizados no calçado, no equipamento ou até em colares.