Casa

Como Escolher um Ar Condicionado Para a Sua Casa

por pcassio

23/06/2020
Como Escolher um Ar Condicionado Para a Sua Casa

Os dias e as noites quentes de verão chegaram e, por isso, talvez seja um bom momento para pensar seriamente em equipar a sua casa com um ar condicionado. O sistema é normalmente associado ao arrefecimento de um espaço, mas, na verdade, pode ser muito mais do que isso. O investimento é mais do que justificado para quem procura conforto e bem-estar ao longo de todo o ano, uma vez que poderá ser utilizado como aquecedor, ventilador ou desumidificador. O mercado oferece-lhe vários modelos, mais ou menos baratos, portáteis ou não e com maior ou menor potência. As explicações que se seguem têm, por isso, o objectivo de procurar ajudar na escolha do aparelho que melhor se adequa à sua habitação e, claro, a poupar algum dinheiro com isso.


Como escolher

A selecção de um ar condicionado deve obedecer às necessidades e às características do espaço. Uma das mais importantes prende-se precisamente com o número de divisões que deseja climatizar, o seu isolamento ou a exposição solar de cada uma, porque será isso que determinará a potência de refrigeração adequada do aparelho, cuja etiqueta de eficiência energética deve ter a classificação A ou B (poupança de até 34% do consumo de energia).

Para ajudar na escolha do aparelho certo existe um sistema de contagem que dá pelo nome de BTUs, que em termos técnicos significa a quantidade de calor necessária para reduzir a temperatura de 0,45 litros de água em 0,53 graus celsius. Ou seja, se eventualmente a potência for inferior à necessária, maior esforço e maior energia consumirá o aparelho. Por isso, o quadro que se segue detalha os BTUs precisos mediante a área da divisão ou divisões.

Área da divisão

Sol de manhã

Sol à tarde ou
o dia todo

Até 10m2

Até 7.500 BTUs

Até 7.500 BTUs

12m2

7.500 BTUs

10.000 BTUs

15m2

10.000 BTUs

10.000 BTUs

20m2

12.000 BTUs

12.000 BTUs

25m2

12.000 BTUs

15.000 BTUs

30m2

15.000 BTUs

18.000 BTUs

40m2

18.000 BTUs

21.000 BTUs

Entre 50-60m2

21.000 BTUs

30.000 BTUs

70m2

30.000 BTUs

30.000 BTUs



Tipos de modelos


No momento de escolher o aparelho pretendido, deverá verificar se a parede onde o vai instalar pode ser perfurada. Se for impossível e não estiver na disposição de fazer obras, deve optar por um equipamento tipo monobloco ou portátil, já que ambos podem ser deslocados por várias divisões da casa. No entanto, normalmente só permitem o arrefecimento do espaço onde se encontram, são menos eficientes que os demais e ainda um pouco mais ruidosos, podendo perturbar a qualidade do sono ou do trabalho. Neste capítulo, deverá ter em consideração os dados do quadro seguinte.

Intensidade

Decibéis

Ruído

Muito baixo

0-20

Silencioso

Baixo

20-40

Conversa silenciosa

Moderado

40-60

Conversa normal


Se, por outro lado, a sua habitação está preparada para receber um sistema de ar condicionado, tem duas opções em carteira: o mono-split e o multi-split. Tanto uma como outra devem ser instaladas por profissionais e requerem uma manutenção periódica, mas são diferentes. A primeira passa por uma unidade montada no exterior da casa ligada a outra no interior. A segunda contempla um aparelho instalado no exterior da habitação e até cinco no interior.


Funções e características básicas

O indicado para quem vive em regiões com variações de temperatura ao longo do ano passa por adquirir um sistema que permita arrefecer e aquecer a casa. Alguns aparelhos têm também a função de desumidificador, extraindo cerca de 20l de água por dia; de controlo automático da temperatura, aumentando ou diminuindo a refrigeração ou o aquecimento mediante a temperatura do ar; a função programação, na qual o utilizador escolher os intervalos de funcionamento do aparelho; ou o fluxo direcionável de ar, que “atira” o ar em vários sentidos (o habitual é para cima e para baixo). Refira-se ainda que os aparelhos que possuam a tecnologia inverter, o que faz com que o compressor nunca precise ser desligado completamente e, desta forma, não ocorrem picos de voltagem, consomem cerca de 60% menos energia em comparação com os restantes.

Depois destas dicas o ideal é começar a estudar o mercado e comprar o ar condicionado que melhore se adapte às suas necessidades, nunca se esquecendo de poupar.