Educação

Como Escolher o Melhor Infantário Para o Seu Filho?

por pcassio

23/12/2019
Como Escolher o Melhor Infantário Para o Seu Filho?

Uma das primeiras grandes decisões que os pais têm de tomar após o nascimento de um filho é a escolha do infantário. O processo requer tempo, muito estudo e alguma reflexão. A pressa ou uma escolha por impulso pode conduzir a maus resultados. Afinal, é a primeira vez que a criança ficará aos cuidados de desconhecidos. Por isso, deixamos algumas dicas que podem ser aplicadas durante o método de selecção.

Procure referências

Antes de se dirigir ao primeiro infantário que encontrar, procure junto de familiares, amigos ou outras mães que conheça informações sobre determinados espaços que lhe intrigam. Mesmo que as opiniões variem consoante a experiência de cada pessoa, poderá ficar com uma ideia inicial de onde procurar e do que poderá encontrar.

Conheça o espaço

Assim que fizer uma pré-selecção, vá conhecer o espaço. Não se limite a uma espreitadela do lado da rua. Marque uma visita e tente perceber se é bom em termos de área, se é arejado, se há uma separação entre a área de descanso, de refeição e de brincar, o tipo de decoração, o nível de limpeza, de luminosidade, se é fresco no verão e quente no inverno, o tipo de segurança, etc. Afinal, é lá que a criança vai passar, por norma, o seu horário de trabalho.

Interacção com as crianças

A empatia revelada entre os profissionais de educação com as crianças é um dos factores mais importantes na hora de escolher o infantário. Preste atenção a todos os pormenores, para não se deixar enganar pelos carinhos trocados num momento em particular. Lembre-se que é nos momentos mais stressantes (birras, pequenos percalços, pedidos constantes…) que as pessoas se revelam e lhe podem dizer se o seu filho será bem tratado.

Horários: refeições e sesta

A hora da refeição e da sesta são igualmente importantes, para que a criança comece a criar uma rotina. Muitas creches e infantários antecipam os horários de um e de outro momento em função dos funcionários. Questione sobre a forma como os alimentos são introduzidos na alimentação dos bebés, se o estabelecimento promove a autonomia ou não, e também quais as técnicas normalmente utilizadas para adormecer as crianças.

Número de funcionários

É muito complicado para um infantário monitorizar várias crianças se não tiver o número de funcionários adequado para cada sala. Um mero profissional de educação não chega. Especialmente quando as crianças são mais novas e requerem algum cuidado com a higiene (muda de fraldas, etc.). Não tenha vergonha de perguntar sobre a pessoa a quem vai entregar o seu filho. Quanto mais informações tiver, melhor.

Comunicação com os pais

Tente saber de que forma é feita a comunicação em caso de emergência ou mesmo no dia a dia, até porque pode necessitar que a criança fique no estabelecimento para além do horário do profissional a quem o vai entregar. Se dão conta dos horários das refeições, se a alimentação foi boa ou má, se tudo funcionou normalmente em matéria de higiene, o tempo da sesta, o tipo de comportamento da criança ou o que fizeram perante um pequeno acidente… Enfim, um conjunto de factores essenciais para que vá acompanhando o desenvolvimento do seu filho.

Actividades e projectos educativos

Os melhores infantários são aqueles que têm horários definidos (alimentação, sesta, etc.), mas também aqueles cujos funcionários conseguem conduzir as crianças por um caminho sem as obrigar ao que quer que seja. Principalmente quando estão a dar asas à imaginação durante as brincadeiras. Além disso, é muito importante que um estabelecimento tenha um projecto educativo, que permita o desenvolvimento do seu filho, através de trabalhos manuais ou actividades como música, dança ou ginástica.

Datas festivas e visitas de estudo

Sair para explorar o mundo deve ser, igualmente, uma das características de um infantário, para que este não se torne num mérito depósito de crianças. As actividades desenvolvidas nas datas festivas, como o aniversário, o carnaval, no natal, o dia do pai ou da mãe, também lhe dirão muito sobre o seu funcionamento.