Educação

Como Entreter e Divertir as Crianças Durante uma Quarentena?

por pcassio

06/04/2020
Como Entreter e Divertir as Crianças Durante uma Quarentena?

Com os dias a passar e a pandemia sem fim à vista, a vida pode tornar-se ainda mais complicada para os pais que têm de ficar em casa com os filhos. Todos sabemos que há umas crianças mais irrequietas do que outras, mas certamente haverá muito poucas que estejam habituadas a passar as 24 horas do dia dentro de quatro paredes. Nenhum de nós sabe na plenitude lidar com a situação que estamos a viver, mas a quarentena pode não ser um pesadelo. Tente que as crianças larguem o mais possível o telemóvel, o tablet ou o computador. Há muitas coisas que pode fazer em casa com os mais novos, para além das tarefas domésticas, e só tem de dar asas à imaginação. Aqui ficam algumas dicas:

1. Pintar mensagens de esperança

Em Itália, um dos países mais afectados pela pandemia, as crianças estão a desenhar arco-íris em folhas, cartolinas ou lençóis, e colocam-nas nas varandas com a frase “Vai ficar tudo bem”. Ajude os seus filhos a fazer o mesmo. Usem caixas de cartão de electrodomésticos comprados há pouco tempo ou aqueles lençóis brancos que já não estão em grandes condições e escrevam juntos mensagens de esperança.

2. Experiências na cozinha

A cozinha é todo um laboratório à espera de ser usado. Peça ajuda aos mais novos e toca a pôr a mão na massa. Vai ver que eles vão achar tudo muito divertido. Experimentem novas receitas de bolos, queques, semifrios ou até um prato novo para a família comer ao jantar. No fim da semana, escolham os que gostaram mais e repitam sempre que vos apetecer.

3. Jogos de tabuleiro

Lembra-se daqueles jogos a que só tira o pó na noite de Natal? Está na altura de os tirar dos armários e de lhes dar uso. Qual é a criança que não gosta de uma boa sessão de Monopólio, de Pictionary, de Trivial ou de Scrabble em família? Façam concursos e definam prémios para o vencedor. Pode ser o único gelado que tiverem no congelador ou a maior fatia do que resta do bolo de chocolate.

4. Puzzles e Legos

Há quantos anos não faz com os filhos um daqueles puzzles ou construções em Legos que sempre lhes pareceram intermináveis? Se tiver em casa um com 100 ou 500 peças, esta é altura ideal para pôr mãos à obra. Vai ver que uma tarde passa muito mais depressa, com diversão à mistura. E tempo para acabar a empreitada não lhes vai faltar.

5. Acampar em casa

Está na hora de transformar a sala em algo muito mais divertido para as crianças. Peguem em lençóis e cobertores, usem os móveis, as mesas ou os sofás, e façam tendas dentro de casa. Usem também luzes diferentes das habituais para dar à sala um efeito ainda mais acolhedor. Até as refeições podem ser feitas como se estivessem todos em pleno acampamento de escuteiros.

6. Sessões de cinema

Com ou sem tenda na sala, aproveite a televisão para fazer sessões de filmes com as crianças. Não se esqueçam das pipocas, instalem-se confortavelmente e vejam cinema em casa como nunca viram. Filmes de comédia, de acção, de desenhos animados, de ficção científica. Tudo serve para uma tarde ou noite bem passadas.

7. Exercício físico

Agora que os ginásios estão fechados e as actividades desportivas extracurriculares das crianças foram suspensas, é importante continuar a fazer exercício de forma regular. Se tiver uma bicicleta fixa em casa, defina um horário para cada um andar. Façam abdominais e flexões de braços. Pesquise na internet aulas de grupo que já estejam filmadas e que possam fazer em conjunto.