Finanças

Como Começar o Ano a Poupar?

por pcassio

27/12/2019
Como Começar o Ano a Poupar?

Quantas vezes já deu por si a pensar: para o ano vou alimentar-me melhor; para o ano vou entrar para o ginásio; para o ano vou emagrecer… É normal formularem-se promessas para o novo ano e uma boa parte delas andam em torno do bem-estar próprio. Mas e se a estas pudesse acrescentar também um compromisso que resultasse no bem-estar das suas finanças? Se nos objectivos anteriores pouco ou nada podemos fazer se não incentivá-lo, neste podemos guiá-lo com uma lista de dicas que o poderão ajudar a alcançar a tão desejada poupança.

1. Elabore um orçamento

Dificilmente conseguirá poupar algum dinheiro se não souber onde poderá ir buscá-lo. Cada caso é diferente e poderá aconselhar diferentes abordagens: uns poderão ter de encontrar um rendimento extra, outros poderão ter apenas de efectuar alguns ajustes na verba que entra mensalmente em casa. De uma forma ou de outra, só o ficará a perceber depois de elaborar um orçamento com as diferentes despesas que possui: alimentação, electricidade, água, gás, transportes, impostos, etc.

2. Reveja os contratos

Assim que entender para onde vai o dinheiro que ganha, pode traçar um plano. Comece, por exemplo, por analisar os contratos de energia, gás, água ou telecomunicações que possui e veja se no mercado não existem ofertas mais baratas que vão ao encontro do que pretende. No caso dos empréstimos bancários também. Basta confirmar se o ‘spread’ que paga ao seu banco é mesmo o mais baixo do mercado. Ainda que possa sofrer uma pequena penalização, no fim de contas uma alteração poderá trazer-lhe mais benefícios. Não tenha medo de mudar. Lembre-se: o mais importante é ficar com mais alguns euros no final do mês. E já que está numa de mudanças, aproveite e reveja também o acordo com o seu ginásio. Se não vai tantas vezes quantas as que gostaria ou não vai mesmo nenhuma, a despesa torna-se desnecessária.

3. Cozinhe em casa e acabe com o desperdício

Uma refeição fora de casa dificilmente lhe sairá a menos de 4,5€ por dia, o que significa que ao fim de 22 dias de trabalho terá gasto 99€. Por isso, compre uma lancheira e prepare você mesmo as suas refeições em casa. Uma boa estratégia passa por aumentar um pouco mais as quantidades quando está a cozinhar e, dessa forma, aproveitar as sobras para almoçar no dia seguinte. Acabe com o desperdício de comida e acrescente-lhe também o de água (feche as torneiras quando lava as mãos ou os dentes) e de energia (não deixe os aparelhos em stand by e troque as lâmpadas em casa por umas mais económicas).

4. Avalie as suas viagens

Não importa se são viagens diárias ou esporádicas. Se tem possibilidade de se deslocar para o local de trabalho através de transportes públicos, aproveite as assinaturas mensais disponíveis e deixe o carro em casa. Não só poupará no combustível, como ainda evitará as filas de trânsito que tiram qualquer um do sério. Se está a pensar viajar para o estrangeiro em férias, procure ser flexível nas datas, para que possa encontrar a viagem mais barata para o destino que deseja.

5. Compre nos saldos e aproveite as promoções

A melhor altura para fazer alterações ao guarda-roupa são as épocas de saldos. Todos os anos existem duas: uma no verão e outra no inverno. Mas ao longo dos outros meses poderá encontrar vários períodos com promoções ou reduções de preço nas superfícies comerciais. Aproveite também os cupões disponibilizados por alguns hipermercados com descontos em vários produtos ou combustíveis.

6. Separe uma verba mensal

Não tem de aguardar pelo fim do mês para poupar algum dinheiro. Se preferir, poderá fazê-lo logo no começo. Determine uma verba que acredita que não precisará e coloque-a de lado. Encare-a como uma despesa adicional. Afinal, nunca se sabe que imprevistos poderão surgir ao longo do ano. E se eles aparecerem, estará sempre prevenido com esta quantia.