Casa

Como Aproveitar o Tempo de Quarentena para Decorar a Casa

por pcassio

29/04/2020
Como Aproveitar o Tempo de Quarentena para Decorar a Casa

As semanas de confinamento devido à pandemia de Covid-19 sucedem-se e a vontade de sair de casa começa a ser cada vez maior. Mas enquanto os conselhos das autoridades de saúde não se alteram, dando maior liberdade de circulação aos portugueses, pode aproveitar esta altura para fazer algumas tarefas que, de outra forma, não faria ou adiaria para o período das férias. Por que não tenta dar uma nova vida a uma ou várias divisões da casa? As dicas que lhe apresentamos de seguida visam esse objectivo. Em alguns casos, nem sequer precisa de muitos materiais.

Reconfigure uma divisão

Para alterar o figurino de uma divisão não tem necessariamente de sair de casa para comprar uns móveis novos. Face aos transtornos económicos causados pelo novo coronavírus, poderá optar simplesmente por mudar o mobiliário de lugar ou retirar algumas peças que já não precise ou goste de ver. Por vezes basta desimpedir um determinado espaço para ficar com outra percepção visual e até conseguir uma eficiência superior. Quem sabe se com uns simples ajustes não fica a apreciar mais a sala, o quarto ou o escritório.

Crie um espaço de memória

Lembra-se daquelas fotografias de momentos especiais (férias, jantares de família, saídas com amigos, etc.) que tem guardadas na gaveta? Pois bem, chegou a altura de as ir buscar. Procure um quadro onde as possa fixar, faça uma montagem com essas imagens e pendure a tela num espaço onde possa admirá-las com alguma frequência. Será uma boa forma de lhe despertar memórias e pensamentos positivos numa altura psicologicamente desgastante, pelo facto de não poder fazer as coisas que mais gosta fora de casa.

Troque cortinados, edredões, mantas, etc.

Uma boa parte dos espaços comerciais encontram-se encerrados fisicamente, mas continuam a trabalhar através do comércio online. Se já não gostar dos cortinados ou dos edredões que tem sobre a cama, faça uma pesquisa na internet e encomende o que mais lhe agradar. Alguns especialistas em decoração defendem que, quando a mente está cansada de ver sempre o mesmo cenário, a simples troca de uma manta num sofá é suficiente para criar um ambiente mais aconchegante num determinado local.

Dê mais cor à casa

Se há muito que desejava aplicar uma nova pintura numa divisão ou no exterior da sua residência, coloque mãos à obra. Tudo o que precisará será de uma (ou mais) lata(s) de tinta, um rolo de pintura e alguns pincéis, porque tempo já o confinamento lhe oferece. Bastará, por exemplo, que pinte meia parede para ficar com a sensação de que renovou a divisão. Se preferir, poderá optar pela aplicação de papel de parede, que está novamente na moda. Dessa forma, poderá ter uma ou mais paredes com diferentes padrões e texturas.

Organize a varanda/terraço

Gostava de ter um espaço para relaxar um pouco ou para ler um bom livro? Se tiver uma varanda ou um terraço, experimente colocar-lhe umas cadeiras mais confortáveis e uma mesa. Quem reside em moradias ou vivendas poderá aventurar-se na construção de um deck em madeira, instalar uma espreguiçadeira no jardim ou, se tiver condições para isso, até montar uma rede onde possa passar algum tempo de qualidade.

Experimente jardinagem

Embora a palavra decoração seja associada com maior frequência à remodelação de interiores, a verdade é que também se pode aplicar a qualquer espaço exterior. Por isso, este período de distanciamento social também é propício para umas mudanças no jardim ou no canteiro lá de casa. Os proprietários de moradias ou vivendas poderão trabalhar no tratamento da relva ou trocar algumas flores que tenham plantadas. Quem residir em apartamentos poderá dedicar algum tempo ao canteiro ou mudar alguns vasos. A imagem do espaço mudar-se-á de imediato.