Família e Saúde

Como adotar uma rotina de beleza eco-friendly

por pcassio

08/10/2020
Como adotar uma rotina de beleza eco-friendly

Pequenas mudanças nas nossas vidas em benefício do ambiente estão ao alcance de todos e a beleza não é exceção. Para uma rotina de beleza sustentável, podemos alterar alguns hábitos, sem grande esforço, pois basta estar alerta e ter atenção aos pormenores. Aqui ficam dez conselhos simples, para adotar no dia-a-dia:

 

1. Reduza embalagens

Uma sugestão importante é começar a ser consumidor de sabonetes ou champôs sólidos. Diminuir o número de embalagens de plástico que tem em casa é essencial.

 

2. Aproveite frascos

Claro que não se pode abdicar de todas as embalagens, mas podemos reutilizar os fracos para outras coisas úteis, como suportes para pincéis de maquilhagem ou para guardar bijuteria. Ponha a imaginação a funcionar.

 

3. Escolha produtos reutilizáveis

Comece pelos discos de algodão ou até pelos cotonetes, que podem demorar até 300 anos a degradar-se. Experimente o copo menstrual em vez dos tampões e dos pensos higiénicos. Para a depilação, opte por lâminas que dão para utilizar mais do que uma vez.

 

4. Diminua o consumo

Antes de comprar mais embalagens, verifique todos os cremes, produtos de maquilhagem e de banho que tem em casa. Gaste-os na totalidade antes de voltar à farmácia ou ao supermercado.

 

5. Compre tamanhos familiares

Se gosta de aproveitar produtos em promoção e de um champô específico, então opte por comprar tamanhos grandes, pois isso vai permitir-lhe estar sempre a adquirir embalagens novas.

 

6. Recicle sempre que possível

Quando um determinado produto termina, as embalagens recicláveis devem ser colocadas nos ecopontos indicados. Se um produto não lhe agrada depois de o experimentar, ofereça-o. Há sempre alguém pronto a ficar com ele.

 

7. Pesquise a origem

É importante saber de onde vêm as embalagens que compra. Desde a preocupação com o uso de recursos naturais não renováveis a evitar o desperdício de plástico e de outros materiais que prejudicam o ambiente, passando por saber se determinada marca faz testes em animais, há muita coisa em que pode pensar numa rotina de beleza.

 

8. Use cosméticos naturais ou biológicos

Os cosméticos naturais são os que têm na constituição componentes naturais, embora isto não signifique que o produto seja 100% natural. Se, por exemplo, um produto for composto por extrato de cenoura ou de camomila, e depois lhe forem adicionados derivados do petróleo ou produtos sintéticos, continua a ser natural. Existe uma enorme variedade de cremes para a cara, corpo, maquilhagem ou champôs que lhe permitem ter uma rotina de beleza sustentável a partir da cosmética biológica, através da qual a pele consegue absorver na totalidade o que lhe está a ser oferecido.

 

9. Cuidado com os cosméticos vegan

Os produtos vegan não usam nenhuma parte proveniente dos animais, nem de nenhum derivado. No entanto, podem conter produtos sintéticos, que são prejudiciais ao meio ambiente e acarretam riscos para a pele. Estão identificados nos rótulos com símbolos como o coelho da PETA (organização que luta contra a crueldade com os animais), um girassol (representativo da “Vegan Society”) ou um coração (símbolo da “Vegan Action”).

 

10. Adote a filosofia “zero waste”

Sabia que há uma vasta gama de produtos sólidos que dispensa o uso de embalagens e combate o desperdício de plástico? Há mesmo. Na categoria “zero waste”, ou seja, zero desperdício, existe uma série de produtos 100% ecológicos, desenvolvidos com materiais biodegradáveis e recicláveis. Do champô ao desodorizante, passando pelos perfumes e maquilhagem, pode encontrar várias ofertas no mercado que podem ajudar a ter uma pele melhor e um planeta mais saudável.