Lazer

Cidades Europeias Perfeitas para Conhecer no Inverno

por pcassio

21/01/2020
Cidades Europeias Perfeitas para Conhecer no Inverno

Castelos, mosteiros, fenómenos da natureza, paisagens deslumbrantes, passeios em carruagens puxadas a cavalo: motivos para viajar pela Europa neste Inverno não faltam. Deixamos-lhe seis destinos que prometem tornar a estação mais fria do ano num momento inesquecível. Só tem de preparar a mala, vestir uma roupa quente e desfrutar.

Bruges (Bélgica)

Bruges

Passaram 18 anos desde que a cidade belga ostentou o título de capital europeia da cultura, mas os encantos das ruas pitorescas, a beleza dos monumentos e da arquitectura medieval perduram no tempo. Na “Veneza do Norte”, como também é conhecida devido ao sistema de canais do rio Djiver, poderá dar um passeio de carruagem puxada a cavalos, saborear os deliciosos chocolates locais ou experimentar a cerveja belga. Nos mercados de Grote e Simon Stevinplein pode encontrar vários petiscos e produtos artesanais, como o famoso “Gluweind” (vinho quente).

Tromso (Noruega)

Tromso

Situada 300 quilómetros acima do círculo polar ártico, é considerada a capital da aurora boreal por dar aos visitantes a possibilidade de assistir ao memorável espetáculo de luzes que iluminam os céus nocturnos. O fenómeno acontece com maior frequência entre os meses de Setembro e Março - a aplicação Norway Lights informa os dias mais prováveis para o ver - e ao longo dos anos tem atraído cada vez mais “caçadores”. A catedral inspirada num iceberg, os ranchos com dezenas de renas, a cultura Sami (pessoas indígenas da Escandinávia) ou o Olhallen, um pub onde se encontram 70 cervejas diferentes, são outros motivos de interesse de Tromso.

Tallin (Estónia)

Tallin

Os mantos de neve casam na perfeição com o estilo medieval desta cidade do báltico, possuidora de um centro histórico que em 1997 foi classificado como Património Mundial pela UNESCO. As igrejas, mosteiros e conventos são as suas principais atracções, com destaque para o Mosteiro Dominicano de Santa Catarina (fundado em 1246) ou a Catedral Ortodoxa Alexander Nevsky. Como o sol se põe bastante cedo durante o Inverno, uma ida à sauna é uma excelente opção para aliviar o stress do dia a dia.

Edimburgo (Escócia)

Edimburgo

A chegada do Inverno, denunciada pelas temperaturas baixas e a queda de neve, fazem da capital escocesa um local perfeito para viajar, mesmo depois do Festival Hogmanay, que marca a passagem do ano por aquelas bandas. O Royal Mile (centro histórico) convida os viajantes a um passeio e o castelo local, situado no topo de Castle Rock, que recebe cerca de um milhão de turistas por ano, pede uma visita. Quem por aqui passa não dispensa um salto a um dos muitos Pubs espalhados pela cidade ou ao Real Jardim Botânico, que celebra este ano 350 anos de existência.

Budapeste (Hungria)

Budapeste

Cercada pelo rio Danúbio, propício a um cruzeiro para admirar a cidade, a capital da Hungria está recheada de pontos de interesse que a tornam num dos melhores locais para visitar na mais fria das estações do ano. O imponente edifício do Parlamento, a Casa da Ópera ou a Praça dos Heróis são visitas quase obrigatórias para quem viaja até Budapeste, que no Inverno apresenta ainda uma pista de gelo (Ice Rink) muito popular entre os húngaros. Os mais friorentos poderão ainda experimentar um banho nas termas de Széchenyi ou Gellért.


Viena (Áustria)

Viena

Elegante, luxuosa, clássica e moderna ao mesmo tempo, a capital da Áustria é digna de uma viagem em qualquer altura do calendário, mas no Inverno ganha outro encanto. Os meses de Janeiro e Fevereiro dão a oportunidade aos visitantes de participarem nos conhecidos bailes vienenses, que se realizam com maior frequência nesta altura do ano, propícia para beber um “Gluhwein” (vinho quente com laranja) ou um “Punsch” (Ponche) num dos muitos mercados da cidade. O Palácio de Hofburg ou de Belvedere, a Catedral de Santo Estevão ou o Museums Quartier (quarteirão dos museus) são outros locais que reclamam uma visita.