Educação

Actividades para Crianças: Simples, Divertidas, de Baixo Custo e Todas Dentro de Casa

por pcassio

16/04/2020
Actividades para Crianças: Simples, Divertidas, de Baixo Custo e Todas Dentro de Casa

Em tempo de pandemia, já vão longe os dias em que podia pegar nas crianças e sair de casa, para lhes gastar energias no parque, na praia, num passeio de bicicleta ou num museu. Agora que nada disto é possível, pelo menos enquanto o surto de Covid-19 não estiver controlado, e que as famílias têm mesmo de ficar em casa, há muitas coisas que podem fazer em conjunto. Ver televisão o dia inteiro está fora de questão, embora seja uma boa opção para determinadas horas. Divirtam-se com outras actividades, como as leituras, as pinturas, os cozinhados e os trabalhos manuais. Eis algumas sugestões:

1. Vestir o avental

Mande toda a gente para a cozinha e toca a confeccionar as conhecidas “cookies” americanas. São cinco passos simples para fazer um brilharete: bate-se 80 gramas de manteiga amolecida com 100 gramas de açúcar amarelo, até ficar cremoso; adiciona-se um ovo inteiro e bate-se novamente; intercala-se 150 gramas de farinha com fermento com uma colher de chá de fermento, chocolate de culinária partido em cubos e amêndoas laminadas; guardar uma parte do chocolate e das amêndoas para a guarnição; fazer bolinhas de massa e colocar no forno a 200 graus com ventilação até ficarem douradas.

2. Descobrir séries e filmes infantis

Como já lhe dissemos, passar o dia a ver televisão não é nada aconselhável, mas um episódio de vez em quando não faz mal a ninguém. Nem aos filhos, nem aos pais, que muitas vezes o que precisam mesmo é de descansar. Há séries clássicas para descobrir, como Tom e Jerry ou o Regresso a Oz. Filmes japoneses de há alguns anos como A Viagem de Chihiro, A Princesa Mononoke ou O Conto da Princesa Kaguya também valem muito a pena.

3. Imprimir e pintar

A impressora pode ser uma grande amiga neste período tão complicado. Uma busca simples no Google pelas personagens preferidas dos mais pequenos oferece-lhe milhares de resultados de desenhos para pintar. Consoante o resultado, pode até emoldurar e pendurar numa das paredes lá de casa.

4. Ganhar e perder

Sentem-se à mesa ou no chão da sala para uma noite de jogos em família, daqueles que só costumam acontecer na época de Natal. Há hipóteses para todos os gostos, idades e feitios, como os clássicos de tabuleiro ou de cartas. Divirtam-se a jogar os célebres Uno, Monopólio, Pictionary, Scrabble ou Trivial, entre muitos outros, e descubram quem tem bom e mau perder.

5. Faça você mesmo

Talvez nunca, como agora, haja tempo e disponibilidade para fazer aqueles trabalhos manuais com as crianças que os pais deixam sempre para depois. Transforme-lhes o quarto dos brinquedos numa verdadeira oficina de artes e ofícios. Nesta altura da Primavera, por exemplo, desafie-os a fazer um cesto para apanhar flores ou para a caça aos ovos da Páscoa. Puzzles, máscaras e origamis são outras opções para levar à prática.

6. Ler livros infantis

Quantos livros infantis tem lá em casa que as crianças nunca sequer folhearam. Desliguem a televisão e optem pela leitura. A saga de “Os Cinco” é um clássico que nunca passa de moda e até acaba de ser transformada em banda desenhada. Os livros “Uma Aventura”, bem portugueses, são também uma excelente opção.

7. Improvisar entre quatro paredes

Faça um piquenique dentro de portas. Pode construir uma tenda, usando cadeiras, lençóis e mantas, para fazer de conta que a família está de férias no campismo. Avance para umas horas de festa com música e danças divertidas, que pode até filmar para verem depois, com muitas gargalhadas à mistura. Ponha as crianças a fazer uma caça ao tesouro ou uma luta de bolas de neve com meias velhas. Deixe-as fazer uma peça de teatro e usar maquilhagem se for necessário.