Família e Saúde

8 Dicas para Encarar este Ano Mais Relaxado

por pcassio

21/01/2020
8 Dicas para Encarar este Ano Mais Relaxado

O ritmo agitado que a maioria das pessoas leva no dia a dia pode conduzir a um sem número de casos de stress. Seja o enervante trânsito matinal quando se leva as crianças à escola ou se vai para o trabalho, seja a pressão do chefe no emprego ou, até, a mera necessidade de efetuar todas as tarefas domésticas a tempo do jantar. A rotina provoca desgaste e o desgaste pode originar situações complicadas, como o “Burnout”, que desde 2016 já afectou mais de 10% das pessoas activas em Portugal. Mas relaxe. Nós temos a solução para começar e encarar o ano mais… relaxado.

1. Respire profundamente

Quando achar que está prestes a explodir, conte até dez e procure respirar profundamente. Os especialistas em relaxamento aconselham que a inspiração seja feita pelo nariz, até os pulmões estarem bem cheios, e que a expiração seja feita pela boca. Repita a acção umas quatro ou cinco vezes, se possível com os olhos fechados, como forma de abstracção do que se passa em redor.

2. Prepare um banho

Ao final do dia, quando tem algum tempo para si, prepare um banho quente. De chuveiro ou de imersão pouco interessa. O simples facto de ter água quente a cair na cabeça ou de estar deitado numa banheira com água quente conduz ao relaxamento, pelo facto de a temperatura contribuir para a dilatação dos vasos sanguíneos e isso conduzir a uma chegada mais rápida do oxigénio aos músculos.

3. Faça exercício

Caminhada, corrida, ginásio, natação… A escolha é de cada um, mas o exercício físico ajuda a desligar um pouco a mente. A simples entrada numa piscina, por exemplo, dar-lhe-á aquela sensação de liberdade dos problemas e das preocupações do dia. Não é por acaso que os especialistas consideram a prática de desporto uma das melhores formas de relaxamento mental.

4. Contacte com a natureza

Se tomar a primeira opção do ponto anterior, procure, sempre que possível, fugir das zonas de maior agitação. Se morar perto da praia ou de um local de enorme vegetação (por exemplo o parque da cidade), aproveite e vá até lá. O barulho das ondas ou o silêncio das árvores poderão ser úteis para colocar algumas ideias no lugar.

5. Guarde os aparelhos electrónicos

Já parou para pensar quanto tempo passa por dia no telemóvel nas redes sociais, na internet ou a jogar jogos? Estes pequenos aparelhos vieram mudar a forma como comunicamos e aproximaram-nos dos familiares e amigos que estão mais distantes, mas também provocam stress. Por isso, experimente desligá-lo, colocá-lo em silêncio total ou guardá-lo numa gaveta por algum tempo fora do horário laboral. No mínimo, conseguirá repousar a mente e os olhos.

6. Procure tempo para meditar

É uma técnica antiga que lhe permitirá recuperar alguma energia perdida e assentar algumas ideias. Procure fazê-la, pelo menos, uma vez por dia, seja logo depois de acordar ou antes de deitar. Tudo o que precisa é de um espaço com o máximo de tranquilidade e aos poucos ir acalmando a respiração, de forma a poder mergulhar nos seus pensamentos.

7. Experimente uma massagem

A massagem do corpo provoca uma diminuição da ansiedade e pode revelar-se bastante útil para aliviar tensões musculares, que resultando num aumento da energia. Não precisa de procurar um especialista. Poderá simplesmente pedir ajuda ao marido/esposa ou procurar um dos aparelhos existentes no mercado para este efeito.

8. Instale uma aplicação de relaxamento

Se achar que precisa de ajuda para conseguir algumas dicas, existem várias aplicações de telemóvel que podem auxiliar neste processo. Tudo depende do objetivo. A Calm apresenta um conjunto de indicações de especialistas e poderá englobá-las num conjunto de cenários da natureza. A Relax & Sleep Well, que apresenta duas versões (Sleep e Awake), ajuda com perturbações de sono ou a activá-lo/a para o dia a dia. A Headspace é especialmente dedicada à meditação, estimulando os utilizadores a cumprirem dez minutos de reflexão. Há a Take a Break, útil para aqueles momentos em que precisa mesmo de tirar uma pausa, a Harmony, que promete aumentar a produtividade de quem a utiliza… Enfim. O mais difícil é mesmo escolher.