Casa

10 Dicas para Poupar nas Compras de Supermercado

por pcassio

30/10/2019
10 Dicas para Poupar nas Compras de Supermercado

Todos sabemos que as idas ao supermercado representam uma fatia considerável do orçamento familiar mensal, mas não se pense que é impossível cortar nas despesas que temos nessas compras.
Claro que será sempre preciso comprar produtos de mercearia, frescos, de limpeza ou de higiene, mas o maior rombo na nossa carteira vem do que se compra sem necessidade. Por falta de planeamento, por pressa ou por simples distração, a conta cresce mais do que devia e as superfícies comerciais sabem das fraquezas dos consumidores. Acredite que nada é deixado ao acaso, pois tudo é pensado para apelar ao consumo.

Para que na próxima ida ao supermercado, não cometa alguns erros habituais e mantenha as contas controladas, aqui ficam 10 conselhos de poupança:

1. Faça uma lista de compras e não se desvie do que planeou. Se já conhecer o supermercado, ordene a lista por corredores de produtos. Vai ver que faz as compras mais depressa e de forma mais eficaz, sem ultrapassar o que tinha estipulado gastar.

 

2. Evite ir ao supermercado com crianças, pois de certeza que lhe vão pedir constantemente produtos desnecessários. Como muitas vezes é difícil resistir-lhes e dizer que não, no carrinho vão surgir produtos que não estavam previstos.

 

3. Defina por antecipação um valor que pretende gastar. Não tenha vergonha de usar a calculadora do telemóvel no supermercado. Será uma ajuda importante para manter os custos controlados.

 

4. Vá às compras com tempo para ter disponibilidade de comparar preços, de ler rótulos, de verificar datas de validade e condições de embalagem, em vez de comprar o primeiro produto que lhe aparece à frente.

 

5. Não vá ao supermercado com fome. Os especialistas garantem que acabará por comprar mais produtos alimentares do que os que realmente necessita.

 

6. Compare o preço de cada produto com o de outro equivalente e, mais uma vez, não tenha problemas em usar a calculadora. Desta forma, pode ficar a perceber que, nos casos dos produtos embalados, muitas vezes as embalagens maiores compensam.

 

7. Observe com atenção as prateleiras, de cima a baixo. Não tenha dúvidas de que, nos supermercados, os produtos mais caros são colocados na linha dos olhos e de que os mais baratos estão mais acima ou mais abaixo. Lembre-se de que nada acontece por acaso nas superfícies comerciais.

 

8. Consulte os folhetos dos supermercados que todas as semanas lhe aparecem na caixa do correio ou os que estão à entrada das superfícies comerciais. Não os deite fora sem dar uma espreitadela. Por vezes, encontram-se boas oportunidades de poupança.

 

9. Opte por comprar produtos de marca branca. Muitos são de qualidade igual ou até superior aos de marca. Analise bem os rótulos porque há produtos de marca branca que são feitos na mesma fábrica que os de marca, mas podem chegar a custar menos 30% ou 50%.

 

10. Conhecer bem o supermercado onde se vai é outra dica preciosa, pois assim fica a saber onde tem de se dirigir para comprar o que precisa. Passear pelo supermercado quase sempre resulta numa conta maior do que o previsto.