Finanças

Como Juntar e Guardar Dinheiro em 12 Passos

por pcassio

07/08/2019
Como Juntar e Guardar Dinheiro em 12 Passos

Poupar está longe de ser uma tarefa fácil, sobretudo com o número de despesas fixas que qualquer pessoa tem atualmente. Juntar dinheiro, a curto ou médio prazo, é um verdadeiro desafio, mas também pode ser um hábito, que se for alimentado no dia-a-dia poderá levá-lo a resultados surpreendentes. O troque é maximizar os proveitos e reduzir o endividamento. Aqui ficam algumas dicas simples de poupança para aquelas férias em que está a pensar ou para qualquer outro sonho que não esteja a conseguir realizar:

1. Use um mealheiro
A ideia pode ser antiquada, mas continua a resultar. Arranje um mealheiro e encha-o regularmente com dinheiro que tenha na carteira ao final do dia. No final de um ano, a quantia que juntou poderá ser inesperadamente agradável.

2. Evite os cartões de crédito
Os cartões de crédito são muito práticos, mas fazem-nos perder a noção de quanto estamos a gastar, porque o dinheiro não nos sai imediatamente da carteira. Por isso, pague as compras sempre que possível com dinheiro ou com cartões de débito.

3. Aponte as despesas
Anote tudo o que gasta. Faça um orçamento mensal, que lhe permita controlar as despesas diariamente de forma fácil. Não há melhor forma de evidenciar as despesas desnecessárias e de saber quais os gastos que podem ser reduzidos.

4. Faça refeições em casa
Para quê pagar o triplo em restaurantes por pratos com ingredientes que também pode fazer em casa? Cozinhar em casa é mais saudável, mais saboroso e muito mais barato.

5. Leve almoço para o trabalho
Troque os almoços fora a meio do horário de trabalho por refeições preparadas em casa. Além de poupar, pode ter a certeza de que terá uma alimentação muito mais cuidada. Não se esqueça também de tomar o pequeno almoço antes de sair para o emprego. Evitará tentações no caminho.

6. Procure entretenimento gratuitos
Tudo o que for grátis é um passo decisivo para a poupança. Cinema ao ar livre, concertos em locais públicos, exposições e festivais culturais são bons exemplos.

7. Compre marcas brancas
As marcas brancas têm muitas vezes tanta qualidade como as originais e são frequentemente preteridas sem necessidade. Experimente num hipermercado e verá que no final das compras a conta será bastante menor.

8. Esteja atento às promoções
Há imensos vales de desconto e cupões que podem ser utilizados em todos os supermercados e hipermercados. Basta estar atento e fazer as compras com base em promoções.

9. Faça economia doméstica
Poupar na eletricidade e na água é uma estratégia antiga, mas também continua a funcionar. Evite torneiras abertas, banhos longos e máquinas de lavar com pouca carga. Opte por lâmpadas económicas, apague a luz de divisões vazias. Ambiente a casa sem utilizar aquecedores ou ventoinhas. Não deixe candeeiros acesos e aposta em equipamentos energicamente eficientes.

10. Planeie férias com antecedência
Se gosta de viajar, nem que seja uma vez por ano, não marque nada em cima da hora. Planeie tudo com antecedência e vai poupar imenso em voos e hotéis.

11. Ande de transportes públicos
Com o preço a que a gasolina e o gasóleo chegaram, ir para o emprego em viatura própria torna-se cada vez mais caro. Sem esquecer o dinheiro que gasta em estacionamento nas grandes cidades. Opte pelos transportes público e verá que as vantagens se sentem no final de cada mês.

12. Partilhe o carro
Se vive perto de colegas de trabalho e os transportes públicos não são opção, não vale a pena irem todos de carro para o emprego. Ao partilharem todos o mesmo carro, a chamada “vaquinha” ou “carpooling”, irão poupar dinheiro e reduzir a poluição.